23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Doação de sangue acontece hoje no HR

2018-05-05 09:55:00

Desde às 8 horas da manhã está acontecendo o Dia D – Doação de Sangue no Hospital Regional de Amambai. As coletas serão realizadas durante todo sábado até às  16 horas. O evento é uma parceria da Hemorrede MS com a Igreja Presbiteriana do Brasil de Amambai.
 
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg e levar um documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Não pode ser doadores quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas.
 
A Hemorrede MS dá dicas para o dia da doação:
– Nunca doar sangue em jejum
– Fazer repouso mínino de 6 horas na noite anterior à doação
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
– Evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação
– Evitar ingerir alimentos gordurosos
 
Participe!
O sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas que necessitam de transfusão frequentemente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete