Gazeta de Amambaí


Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018 às 22:17

Amambai abriu sábado a “Semana dos Povos Indígenas”

Ação da aldeia Amambai está sendo organizada pelo professor e vereador Ismael Morel com apoio da prefeitura do município.

Clique na Imagem para ampliá-la

Os vencedores do concurso, Miss e Mister Indígena 2018 em Amambai com a advogada e coordenadora de políticas públicas para a mulher, em Amambai, Rhaíssa Siviero. (Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

Começou no sábado (14) e vai até esta quinta-feira, 19 de abril, o “Dia do Índio”, na aldeia Amambai, a “Semana dos Povos Indígenas”.

A ação, que tem a frente da promoção e organização o professor de educação física e vereador Ismael Morel, o “Ismael Kaiowá”, com apoio da Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) está trazendo para a comunidade uma série de atividades no campo cultural e esportivo.

Segundo Ismael Morel a programação começou na manhã do sábado com a 3ª Feira Indígena, onde foram expostos e vendidos artesanatos produzidos por membros das comunidades indígenas das aldeias, Amambai e Limão Verde, além da apresentação de vídeos e exposição de fotografias.

Na noite também do sábado foi realizado o concurso para a escolha da miss e do mister indígena 2018 em Amambai e logo em seguida aconteceu um show com o cantor Juliano Lopes.

Segundo a diretora de cultura e desporto da prefeitura local, Lígia Machado, foi eleita Miss Indígena 2018 em Amambai a estudante Cariane Martines Vera, de 15 anos e eleito Mister Indígena o professor de educação física Miller Samorio, de 22 anos.

No domingo, dia 15 de abril a programação seguiu com cinema e pipoca, com a exibição de filmes com a temática indígena.

Nessa segunda-feira, dia 16 de abril, segundo Ismael Morel, pela manhã teve a abertura do mutirão encabeçado pela Defensoria Pública, onde estão sendo prestados diversos serviços para a população indígena e no período da tarde ocorreu o 1º Encontro de Rezadores, na casa de reza da aldeia Amambai.

Nesta terça-feira, dia 17 de abril, a programação oficial da Semana dos Povos Indígenas terá uma “Concentração Gospel” à partir das 13h.

Neste dia 18 de abril, quarta-feira, a programação na aldeia Amambai começa às 8h da manhã com torneios esportivos, segue às 16h com o 1º Festival Indígena e se encerra a partir das 20h com a apresentação de grupo de teatro com a peça/espetáculo “Yvy Ñee.

Na quinta-feira, dia 19 de abril, último dia da programação alusiva a Semana dos Povos Indígenas, as atividades começam às 8h da manhã com a cerimônia de encerramento oficial do evento, com a presença de autoridades e convidados e as atividades relativas a data serão encerradas oficialmente às 18h com a “Noite Tradicional de Reza e Dança” na comunidade Guarani-Kaiowá.

Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Cidade

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.