26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Encenação da Via Sacra marcou a Sexta-feira Santa em Amambai

2016-03-25 21:13:00

Vilson Nascimento
A encenação da Via Sacra ou “Via Crucis”, que marcou a prisão, a condenação, a tortura e a morte de Jesus Cristo, reuniu centenas de pessoas membros da comunidade católica na tarde dessa Sexta-Feira Santa, dia 25 de março, em Amambai.

A programação teve início com uma missa no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora celebrada pelo Padre Tiago Ongirwalu.

Após a missa a procissão marcando as 14 estações da Via Sacra, saiu da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no centro da cidade e percorreu cerca de 1,7  quilômetros até a Praça do Cruzeiro, situada na localidade conhecida por, “Morro do CTG”, na Vila Monte Cristo, um dos pontos mais altos da cidade.

Veja no vídeo momentos finais da Via Sacra de 2016 em Amambai:

Durante todo o trajeto entre a Igreja e a Praça do Cruzeiro, que na encenação representou o “Monte Calvário”, o local onde Jesus foi crucificado, os fiéis cantaram cânticos religiosos, fizeram orações e relembraram, por meio da peça teatral, o sofrimento de Jesus durante o trajeto entre o palácio de Pôncio Pilatos, onde foi condenado, até o local da crucificação.

A encenação da Via Crucis, que é uma tradição de décadas na Sexta-Feira Santa na cidade, foi realizada por atores amadores membros da própria comunidade católica de Amambai e se encerrou já com a chegada da noite.

As Estações da Via Sacra

A primeira estação da Via Sacra é quando Jesus é condenado à morte, a segunda é quando Jesus carrega a cruz às costas, na terceira, Jesus cai pela primeira vez, na quarta Jesus encontra a sua mãe, a “Virgem Maria”, na quinta Simão Cirineu ajuda a Jesus a carregar a cruz, na sexta Verônica limpa o rosto de Jesus com um pano, na sétima estação Jesus cai pela segunda vez, na oitava Jesus encontra as mulheres de Jerusalém a nona marca a terceira queda de Jesus, na décima estação Jesus é despojado de suas vestes, na décima primeira Jesus é pregado na cruz, na décima segunda Jesus morre na cruz, na décima terceira Jesus Cristo é descido da cruz e na décima quarta e última estação Jesus é sepultado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete