15.1 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Líderes de oposição já admitem criação de nova CPMF

2007-12-14 15:49:00

A oposição já admite rediscutir a implementação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) depois de ter derrubado a manutenção do "imposto do cheque" no plenário do Senado nesta semana. Nos bastidores, líderes do DEM e do PSDB acenam com a possibilidade de negociar com o governo a recriação da CPMF em 2008, desde que a mudança ocorra no âmbito da reforma tributária a ser enviada ao Congresso.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que apesar da postura contrária do DEM à CPMF, o partido aceitar negociar o seu retorno –se o governo firmar o compromisso de mudar a sua estrutura. "No formato atual, o próprio presidente Lula não aceita o retorno [da CPMF]. Agora, pode, se colocar um botox e tirar umas gordurinhas", ironizou o democrata.
O senador não considera, porém, que a rediscussão da CPMF seja um "recuo" da oposição –especialmente da bancada do DEM, que desde fevereiro firmou posição contrária à matéria.
"Não é um recuo, vamos manter a nossa bandeira de luta. O mal do governo foi não querer uma relação institucional e partir para o ataque contra a oposição."

Segundo Heráclito, a reforma tributária é um compromisso não cumprido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a sua primeira eleição –por isso deve agora sair do papel. "A raiz da questão é a reforma tributária. Por que o governo não pediu a prorrogação da CPMF por apenas um ano, para depois discutirmos a reforma tributária? Eu sugiro que se vote a reforma nos primeiros três meses do ano que vem", afirmou.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) ironizou o retorno da CPMF depois de sua derrota no plenário do Senado. Mas saiu em defesa do envio da reforma tributária ao Congresso –inclusive com a rediscussão do "imposto do cheque" no âmbito da reforma.

"A CPMF como imposto permanente dentro da reforma tributária, claro que é possível. Mas o retorno da CPMF [isoladamente] é irracional, não dá para entender. Eu acho que morreu, não tem mais o que fazer", disse.
Na opinião do peemedebista, a oposição agiu somente com "emoção" ao derrotar a prorrogação do "imposto do cheque" no plenário. "Pessoas racionais e serenas como o governador José Serra [PSDB-SP] sabem da importância da CPMF."
Simon, que já havia declarado o voto contrário à prorrogação do "imposto do cheque", admitiu que mudou de idéia momentos antes da votação depois que o governo acenou com modificações na estrutura da CPMF –como repassar integralmente seus recursos à saúde e prorrogá-la por somente mais um ano.

"O governo fez um ato de contrição e mudou tudo. Ainda dava tempo de negociar. Aqui no Congresso já fizemos mudanças radicais de última hora", afirmou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete