26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Palavra Livre da Sessão da Câmara desta segunda-feira

2018-03-05 18:38:00

 
Ismael Morel
Durante sua fala, o vereador clamou por respeito por parte dos moradores que têm jogado lixo na beira da rodovia que liga Amambai a Ponta Porã, nas proximidades da Aldeia Amambai.  Segundo o vereador, o lixo impede que as pessoas transitem de forma segura, trazendo mais riscos de acidentes. 
 
Geverson Vicentin
Reforçou o requerimento da possibilidade da implantação de auxílio alimentação para pacientes e acompanhantes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio através do SUS- Sistema Único de Saúde, justificando que constantemente os moradores buscam a câmara municipal para solicitar ajuda financeira.
 
Destacou também que recebeu a reclamação de uma moradora, que reside em frente ao posto São Marcos, na Avenida Pedro Manvailer.  De acordo com a reclamação, há um buraco no asfalto da avenida, que tem causado riscos e transtornos para quem por ali transita ou reside. 
 
Ilzo Victor
Reforçou o pedido que havia realizado na sessão anterior de um médico pediatra para atender o município de Amambai, para que as crianças tenham um atendimento mais adequado na área da saúde pública do município.
Destacou também o Dia da Mulher, citando ainda a indicação realizada durante a sessão, a respeito da contratação de um médico ginecologista para atuar na saúde do município e atender todas as mulheres que não possuem condições financeiras para custear o atendimento particular. 
 
Janete Córdoba
Destacou a programação de eventos alusivos ao Dia da Mulher que iniciou com a 2ª Pedalada das Mulheres, no último domingo. Também aproveitou a fala para agradecer a Dra. Rhaíssa Espíndola, da Coordenadoria da Mulher do Município, pelo empenho em organizar a programação do mês da mulher.  
 
A vereadora destacou alguns eventos da programação: na sexta-feira, dia 9, haverá um workshop ligado ao tema na unidade local da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), no sábado, dia 10 haverá diversas atividades, palestras e apresentações culturais na Praça Cel. Valêncio de Brum. No dia 15 de março haverá uma sessão solene em homenagem às mulheres na Câmara Municipal de Amambai, com a presença da vice-governadora, Rose Modesto. No dia 23 de março, a programação será encerrada com um ciclo de palestras na UEMS.
 
Fernando Fischer
Demonstrou grande indignação ao relatar comentários que receberam de algumas pessoas que tem criticado o trabalho dos vereadores de Amambai, que necessitam realizar viagens a Campo Grande para conquistar recursos à população. 
 
Fischer fez questão de explicar que para se conseguir recursos para os municípios, é necessário ir pessoalmente à Capital, conversar com os deputados e senadores. Aproveitando sua fala, o vereador fez um resumo da última viagem a Campo Grande:
 
Os vereadores Fernando Fischer, Maikel Ruiz, Humberto Hasegawa e Chico Ratier conquistaram duas emendas parlamentares, uma junto ao Deputado Paulo Corrêa, no valor de 100 mil reais para ser aplicado na área da educação, saúde ou assistência social e outra do Deputado Beto Pereira, no valor de 60 mil reais.  Estiveram também em conversa com o presidente do Programa Onça Pintada e na Fundesporte garantindo a vinda de programas de atendimento para a população de Amambai. 
 
Maikell Ruiz
Reforçou a indignação do vereador Fernando Fischer e defendeu o esforço dos vereadores de Amambai.  Destacou a conquista da implantação da rede de energia elétrica no assentamento Magno de Oliveira. Segundo Maikel, a conquista é fruto do trabalho da Câmara Municipal, que cobrou do INCRA a resolução do problema.
 
Roberto Dias
Destacou que a Câmara destinou verba para aquisição de dois ônibus para a saúde e reforçou a reinvindicação da implantação de ciclovia na pista de caminhada, na saída para Caarapó que irá beneficiar muitos trabalhadores que utilizam a via diariamente.
 
Roberto Sangue Bom
Ressaltou a importância do requerimento do vereador Geverson Vicentim, que irá beneficiar muitas famílias que necessitam de tratamento em outras cidades e não possuem condições de custear alimentação e hospedagem.

Carlinhos
Comentou sobre os transtornos causados pelos alagamentos de muitas ruas de Amambai, devido às grandes quantidades de chuvas, relatando que tem acompanhado os trabalhos da Secretaria de Obras e que apesar da grande demanda na área rural, a Prefeitura tem atendido às situações mais críticas nas ruas de Amambai.

Chico Ratier
O vereador destacou a necessidade de se desativar a estação de tratamento de esgoto das Vilas Varocopa e Jussara, que tem causado, há muitos anos, problemas aos moradores daquela região.

Darci
Solicitou a transformação da Praça da Vila Doriane em um Parque para região. A sugestão do Vereador Darci é que o Parque leve o nome do ex-militar Ariovaldo da Silva.

Dilmar Bervian
Além de comentar sobre as indicações e requerimentos da sessão, o presidente da Câmara destacou o pedido do Ministério Público para reforçar a criação da 3ª Vara do Município para desafogar o trabalho do judiciário. Dilmar afirmou que o assunto será tratado na próxima sessão.

O presidente comentou também sobre a eleição da nova diretoria do Jardim Panorama desejando sorte à entidade.

Humberto Hasegawa
Não fez o uso da palavra livre.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete