29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governo Federal reconhece “situação de emergência” em Amambai

2018-02-01 21:39:00

Vilson Nascimento

A Defesa Civil municipal informou nessa quinta-feira, 1 de fevereiro, que a União reconheceu a situação de emergência decretada pelo município e homologada pelo Estado em relação aos danos provocados pelas chuvas, em Amambai.

Chuvas frequentes e com elevados índices pluviométricos registrados no final de 2017 e início de 2018, danificaram ruas na cidade e estradas, aterros e pontes na zona rural do município em um período crítico, em que se aproxima a colheita da soja, que começa nos próximos dias e o início das aulas, marcado para a próxima quarta-feira, dia 7.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, juntamente com o secretário municipal de obras públicas, Eder Espíndola, ele percorreu os quatro  cantos do município, que tem uma malha viária de 1,7 mil quilômetros de “AM”, ou seja, estradas municipais, fazendo vistorias e levantamentos dos danos causados pela chuva.

De acordo com Wilson Vicente, dados do levantamento, que levaram o prefeito a decretar emergência, indicam que os prejuízos ao município podem ultrapassar R$ 4 milhões.

Uma equipe da Defesa Civil do Estado, em Mato Grosso do Sul esteve em Amambai observando in loco os danos provocados pelas intempéries e baseando nos dados técnicos condidos no relatório elaborado por Wilson Vicente, reconheceu a necessidade de se homologar o decreto municipal.

Segundo o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, com a homologação da situação de emergência pelo Estado, ele buscou apoio junto ao governador Reinaldo Azambuja que prontamente atendeu ao município com a destinação de 20 mil litros de óleo diesel e R$ 250 mil, recursos que serão empregados na recuperação de estradas, mas as pontes danificadas continuam sendo um obstáculo, por se tratarem de obras caras e o município por si só não dispõe de recursos financeiros para reconstruí-las.

De acordo com o prefeito, agora com o reconhecimento da situação de emergência por parte do Governo Federal, a administração municipal vai levar essa demanda aos órgãos competentes na expectativa que a União destine recursos para a construção de pontes de concreto nas localidades atingidas chuvas, entre outras ajudas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete