Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2018 às 21:39

Governo Federal reconhece “situação de emergência” em Amambai

Com o reconhecimento município deverá receber recursos da União para recuperação de danos, principalmente em relação a pontes.

Clique na Imagem para ampliá-la

O (e/d) assessor de gabinete Ronaldo Mair, Eder Espíndola, secretário de obras, o prefeito Dr. Bandeira e o coordenador municipal da Defesa Civil, subtenente Wilson. Reconhecimento da situação de emergência por parte da União pode beneficiar Amambai na substituição de pontes danificadas. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

A Defesa Civil municipal informou nessa quinta-feira, 1 de fevereiro, que a União reconheceu a situação de emergência decretada pelo município e homologada pelo Estado em relação aos danos provocados pelas chuvas, em Amambai.

Chuvas frequentes e com elevados índices pluviométricos registrados no final de 2017 e início de 2018, danificaram ruas na cidade e estradas, aterros e pontes na zona rural do município em um período crítico, em que se aproxima a colheita da soja, que começa nos próximos dias e o início das aulas, marcado para a próxima quarta-feira, dia 7.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, juntamente com o secretário municipal de obras públicas, Eder Espíndola, ele percorreu os quatro  cantos do município, que tem uma malha viária de 1,7 mil quilômetros de “AM”, ou seja, estradas municipais, fazendo vistorias e levantamentos dos danos causados pela chuva.

De acordo com Wilson Vicente, dados do levantamento, que levaram o prefeito a decretar emergência, indicam que os prejuízos ao município podem ultrapassar R$ 4 milhões.

Uma equipe da Defesa Civil do Estado, em Mato Grosso do Sul esteve em Amambai observando in loco os danos provocados pelas intempéries e baseando nos dados técnicos condidos no relatório elaborado por Wilson Vicente, reconheceu a necessidade de se homologar o decreto municipal.

Segundo o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, com a homologação da situação de emergência pelo Estado, ele buscou apoio junto ao governador Reinaldo Azambuja que prontamente atendeu ao município com a destinação de 20 mil litros de óleo diesel e R$ 250 mil, recursos que serão empregados na recuperação de estradas, mas as pontes danificadas continuam sendo um obstáculo, por se tratarem de obras caras e o município por si só não dispõe de recursos financeiros para reconstruí-las.

De acordo com o prefeito, agora com o reconhecimento da situação de emergência por parte do Governo Federal, a administração municipal vai levar essa demanda aos órgãos competentes na expectativa que a União destine recursos para a construção de pontes de concreto nas localidades atingidas chuvas, entre outras ajudas.

Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Cidade

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.