25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

JOIND reuniu mais de 1000 atletas em Amambai

2018-01-20 07:19:00

Vilson Nascimento

Foi realizada nesse mês de janeiro em Amambai a edição de número quinze dos JOIND (Jogos da Integração Indígena).

A edição 2018 da competição idealizada e promovida pelo professor de educação física e hoje vereador em Amambai, Ismael Morel, o “Ismael Guarani Kaiowá”, reuniu cerca de 1.000 jovens de ambos dos sexos, 600 moradores em aldeias de Amambai e 400 vindos de comunidades indígenas de outros municípios do Estado como Dourados, Douradina, Laguna Carapã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Japorã, Tacuru, Antônio João e inclusive do país vizinho, Paraguai.

As competições, que aconteceram na aldeia Amambai, a maior comunidade indígena do município, com cerca de 9 mil habitantes, foram disputadas nas modalidades de futsal, basquete, voleibol misto, queimada mista, tiro com estilingue, cabo de força, arco e flecha, arremesso de peso, lançamento do dardo, salto em distância e corridas de 100, 200, 400 metros e 10 quilômetros, além de revezamento 4×400 metros.

De acordo com a organização a aldeia Avatee, de Douradina se sagrou campeã geral dos JOIND 2018 com 450 pontos conquistados.

Apesar de não conquistarem a primeira colocação geral dos jogos, as equipes e atletas de Amambai fizeram bonito na competição e levaram o nome do município e de suas aldeias ao pódio.

Um dos destaques foi a equipe Ava Mainomby, da Aldeia Limão Verde, que foi a campeã dos JOIND 2018 na modalidade de futsal masculino.

Segundo Ismael Morel a edição 2018 dos JOIND repetiu o sucesso dos anos anteriores, ajudando a divulgar positivamente o nome de Amambai no cenário estadual por meio do esporte e da cultura, já que a abertura dos jogos foi marcada por apresentações culturais desenvolvidas pela juventude indígena do município.

Ismael agradeceu aos municípios e atletas participantes do 15º JOIND e a todas as pessoas e instituições que apoiaram direta ou indiretamente para garantir o sucesso do evento esportivo, entre eles a Prefeitura de Amambai por meio da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete