13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Pesebem começa a funcionar na próxima segunda-feira

2007-12-07 11:49:00


Antonio Luiz

Na próxima segunda-feira, dia 10, começa a funcionar a balança do “Programa Pesebem” no Frigorífico  Torlim – ex-Garantia –  em Amambai.  Os interessados devem fazer sua adesão no Sindicato Rural de Amambai. A adesão e a manutenção do equipamento são gratuitas, não exigindo o pagamento de mensalidades ou anuidades. Para garantir a sustentabilidade técnica e administrativa do processo, o produtor contribui com R$ 1,00 por animal pesado. O serviço estará disponível para  todos os pecuaristas, independentemente de ser ou não associado ao Sindicato Rural.

O Pesebem é uma forma de levar confiabilidade ao pecuarista e também melhorar o relacionamento entre produtor e frigoríficos. As balanças que estão sendo instaladas nos frigoríficos de Mato Grosso do Sul foram doadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).O serviço custará R$ 1 por animal abatido.

Como funciona? – O funcionamento do Pesebem/MS é muito simples. As balanças são instaladas nos frigoríficos e monitoradas por um programa de computador exclusivamente desenvolvido para o Pesebem, o que garante a precisão na pesagem. O processo é 100% seguro, pois as balanças são invioláveis, lacradas e operadas por técnicos da Famasul. Além disso, todo o equipamento é periodicamente vistoriado pelo INMETRO. 

Relatório de Pesagem  – Para gerar o relatório de pesagem, os lotes abatidos são pesados duas vezes: uma delas, pela balança do frigorífico e a outra, pela balança do pecuarista.

O Sistema Pesebem coleta e gerencia os dados e, ao final do processo, emite um relatório do romaneio de todas as carcaças que passaram pela balança, atuando como uma garantia do verdadeiro peso dos animais. 

 Relatório de Acompanhamento de Abate – Os produtores cadastrados no Pesebem contam ainda com o relatório de acompanhamento dos animais da propriedade até a entrada e pesagem do frigorífico. Com a inclusão desse relatório no programa, os pecuaristas obtêm maior controle dos índices de aproveitamento de carcaça, assegurando maior eficiência em todo o processo.

Para maiores informações os  interessados devem procurar a sede do Sindicato Rural ou pelos telefones 3481-1093 e 3481-1233.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete