Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2017 às 05:21

Proposta legislativa pede a reativação do SAVE em Amambai

Requerimento da vereadora Janete Córdoba pedindo a reativação do serviço voluntário teve o aval de todos os vereadores.

Clique na Imagem para ampliá-la

Voluntários do SAVE durante resgate de vítimas de acidentes em Amambai. (Fotos: Arquivo/Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Um requerimento de autoria da vereadora Janete Córdoba, líder do PSDB na Câmara Municipal, que teve o apoio dos demais doze vereadores que compõe a atual legislatura no município, pede ao Poder Executivo, apoio para a reativação do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência) em Amambai.

O SAVE foi instituído no município pelo na época soldado, hoje subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, como o objetivo de suprir a falta do Corpo de Bombeiros.

Com mais de vinte voluntários permanentes, todos treinados e capacitados pelo próprio bombeiro Wilson Vicente e por outros profissionais da área de saúde, por anos os integrantes do SAVE foram os “anjos da guarda” da população, em Amambai.

O grupo, que atuava em parceria com a Polícia Militar local, atendia 24 horas por dia, com os voluntários se revezando (quando necessário agiam todos juntos) no resgate e socorro à vítimas de acidentes de trânsito, acidentes domésticos e até na contenção de ameaças como ataques de abelhas e combate a incêndios florestais, por exemplo.

  No vídeo a vereadora Janete Córdoba fala sobre o SAVE

O atual prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, que na época era oficial do Exército Brasileiro e realizava plantão no Hospital Regional de Amambai, atendeu inúmeras vítimas socorridas pelos integrantes do SAVE e sempre atuou como um grande incentivador do grupo voluntário, à exemplo do técnico em enfermagem, Ilzo Victor Arce, hoje também vereador no município, que também acompanhou e incentivou o trabalho do SAVE.

A atuação do Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência, que inclusive tem o título de utilidade pública municipal, em Amambai, parou em 2006 após a chegada de uma unidade do Corpo de Bombeiros ao município.

O novo SAVE

Pela proposta da vereadora Janete, que juntamente com seu esposo Celo Córdoba, atuou como voluntária no Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência desde sua criação até sua inatividade, o novo SAVE teria uma função mais seletiva.

O grupo auxiliaria o Corpo de Bombeiros nas missões de resgate e salvamento quando necessário, mas também atuaria em apoio à eventos públicos com aglomerações de pessoas, trabalho esse que os voluntários do SAVE também realizavam quando o grupo estava ativo.

“Tenho certeza que o Dr. Bandeira, que conheceu de perto o trabalho do SAVE, vai fazer o que for possível para a reativação desse grupo de voluntário. Quem vai ganhar é a população de Amambai”, disse Janete. 

Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Cidade

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.