27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Proposta legislativa pede a reativação do SAVE em Amambai

2017-11-10 05:21:00

Vilson Nascimento

Um requerimento de autoria da vereadora Janete Córdoba, líder do PSDB na Câmara Municipal, que teve o apoio dos demais doze vereadores que compõe a atual legislatura no município, pede ao Poder Executivo, apoio para a reativação do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência) em Amambai.

O SAVE foi instituído no município pelo na época soldado, hoje subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, como o objetivo de suprir a falta do Corpo de Bombeiros.

Com mais de vinte voluntários permanentes, todos treinados e capacitados pelo próprio bombeiro Wilson Vicente e por outros profissionais da área de saúde, por anos os integrantes do SAVE foram os “anjos da guarda” da população, em Amambai.

O grupo, que atuava em parceria com a Polícia Militar local, atendia 24 horas por dia, com os voluntários se revezando (quando necessário agiam todos juntos) no resgate e socorro à vítimas de acidentes de trânsito, acidentes domésticos e até na contenção de ameaças como ataques de abelhas e combate a incêndios florestais, por exemplo.

  No vídeo a vereadora Janete Córdoba fala sobre o SAVE

O atual prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, que na época era oficial do Exército Brasileiro e realizava plantão no Hospital Regional de Amambai, atendeu inúmeras vítimas socorridas pelos integrantes do SAVE e sempre atuou como um grande incentivador do grupo voluntário, à exemplo do técnico em enfermagem, Ilzo Victor Arce, hoje também vereador no município, que também acompanhou e incentivou o trabalho do SAVE.

A atuação do Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência, que inclusive tem o título de utilidade pública municipal, em Amambai, parou em 2006 após a chegada de uma unidade do Corpo de Bombeiros ao município.

O novo SAVE

Pela proposta da vereadora Janete, que juntamente com seu esposo Celo Córdoba, atuou como voluntária no Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência desde sua criação até sua inatividade, o novo SAVE teria uma função mais seletiva.

O grupo auxiliaria o Corpo de Bombeiros nas missões de resgate e salvamento quando necessário, mas também atuaria em apoio à eventos públicos com aglomerações de pessoas, trabalho esse que os voluntários do SAVE também realizavam quando o grupo estava ativo.

“Tenho certeza que o Dr. Bandeira, que conheceu de perto o trabalho do SAVE, vai fazer o que for possível para a reativação desse grupo de voluntário. Quem vai ganhar é a população de Amambai”, disse Janete. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete