17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Amambai:Professoras participam de intercâmbio do Rotary

2007-11-29 07:28:00

A professora de língua portuguesa e espanhola, Marta Luzzi, 28, e a fisioterapeuta Larissa Branquinho Vargas Brinhol, 28, ambas residentes e profissionais em Amambai, estão integrando grupo do IGE – Intercâmbio de Grupo de Estudo – do Rotary International, que viaja em abril de 2008 para a Argentina e o Uruguai. Elas foram indicadas pelo Rotary Club de Amambai.

O intercâmbio é uma parceria entre os distritos 4470, que abrange o Rotary Club de Amambai e os demais clubes rotários do Mato Grosso do Sul, municípios na divisa com o estado de São Paulo e fronteira com o Paraguai, e o distrito 4960, que abrange clubes da Argentina e do Uruguai. Marta e Larissa participaram de diversas seleções e foram escolhidas para integrar o grupo. Junto com elas, viajam também uma fonoaudióloga de Chapdão do Sul e o líder do grupo, o rotariano e médico  Antonio Caballero Sena.       

Entre as atividades previstas, que devem acontecer entre o dia 1º de abril e 5 de maio, estão contemplados roteiros profissional, cultural e turístico. Marta Luzzi deve visitar as escolas públicas e particulares, creches e escolas de educação infantil. Já Larissa quer conhecer as clínicas de reabilitação, em especial os estudos de pilates (condicionamento físico e  reabilitação), estéticas e hospitais

Para Larissa, a expectativa é a melhor possível. “Tenho certeza que o intercâmbio vai me acrescentar muito profissionalmente, haverá troca de experiências e vou poder avaliar o nível do nosso trabalho em comparação com os que conhecerei na Argentina e Uruguai”, falou a fisioterapeuta. Larissa viaja representando a Associação Brasileira de Pilates. Na opinião da professora, uma vivência maior possível na língua espanhola é a maior experiência que ela poderá ter com a viagem. Além disso, diz Marta, o conhecimento cultural que ampliarei, a possibilidade de conhecer os métodos de aperfeiçoamento da língua e os contatos de intercâmbios que faremos são as expectativas desta viagem.

Sobre o Rotary, Larissa diz estar “deslumbrada”. Em Três Lagoas, quando foram participar de seminário, elas se hospedaram em casas de rotarianos. “Fiquei em casa de uma família e tive a oportunidade de ver a receptividade, conheci os objetivos do Rotary e descobri que mais importante do que dar e fazer caridade, é prestar serviços”, fala Larissa. Já Marta diz que “está sendo uma descoberta mais do que maravilhosa, já conhecia Rotaratct e agora estou mais apaixonada pelo Rotary”. 

Intercâmbio de Grupos de Estudos- O programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) da Fundação Rotária é uma experiência única em termos culturais e profissionais de 25 a 40 anos. O programa oferece subsídios para viagem de equipes compostas por cinco ou mais membros, que visitam áreas emparceiradas em distritos de diferentes países. Um programa que envolve dois Distritos tem a duração de quatro a seis semanas e através do qual os integrantes das equipes estudam as instituições e o modo de vida do país anfitrião, além de observar como suas profissões são exercidas no exterior, estabelecendo amizades e trocando idéias. 

Os interessados em participar do programa devem inscrever-se através do Rotary Club mais próximo à sua localidade.  No início de cada ano rotário, o Governador do Distrito, através do presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária e/ou do presidente da Subcomissão de IGE do Distrito, envia uma comunicação aos clubes de seu Distrito, orientando-os a apresentar candidatos para a composição da Equipe de IGE do Distrito, que será composta por cinco (composição tradicional) ou seis membros. Na comunicação, o Governador do Distrito também informa o prazo final para o envio dos currículos dos candidatos.  

De posse dos currículos, a comissão distrital de seleção, designada pelo Governador do Distrito, seleciona os cinco ou seis membros que comporão a equipe de IGE do Distrito. Esta mesma comissão também é responsável pela divulgação dos nomes dos candidatos selecionados junto ao Distrito, bem como pelo envio da documentação padronizada à Fundação Rotária. 


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete