19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Audiência Pública quer mobilizar população pela Terceira Vara

2017-09-22 14:19:00

Clesio Ribeiro

A 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Amambai-MS, fará uma Audiência Pública com o fim de discutir e mobilizar a sociedade civil organizada, bem como a população de Amambai, para a instalação da Terceira Vara no foro e comarca de Amambai. A audiência será na Câmara Municipal de Vereadores no dia 3 de outubro, às 19 horas.

Na tarde de terça-feira, o presidente da 10ª Subseção, Rodrigo Otaño Simões, esteve na redação do Jornal A Gazeta, juntamente com o advogado, Odil Puques, que é presidente da comissão criada para estar organizando a audiência. Na opinião dos advogados, é preciso mobilizar a população para essa luta, que não é dos advogados, mas de toda a sociedade. 

Segundo Simões o prejuízo causado pelo acúmulo de processos que não são julgados é muito grande. Atualmente cerca de 18 mil processos são divididos para dois juízes em Amambai, o que torna o trabalho na comarca sobrecarregado. E como os processos criminais tem prioridade, já que trata da liberdade das pessoas, os processos da área cível que tratam de cobranças, indenizações, divórcios, inventários e pensões alimentícias, por exemplo, acabam ficando em segundo plano e demorando até anos para serem julgados.

“Temos que desmistificar essa ideia de que a Terceira Vara é uma luta apenas da classe de advogados, mas sim de toda a sociedade que sofre com o acúmulo de processos, causando prejuízos econômicos enormes para o município”, ressalta Dr. Rodrigo Simões, reforçando o convite para a audiência do dia 03 de outubro. 

Há mais de 15 anos Amambai já preenche os requisitos para a instalação da terceira Vara. No ano passado, por decisão do Tribunal de Justiça a 3ª Vara da Comarca de Amambai, assim como a Primeira Vara de Coronel Sapucaia, foram criadas, faltando agora o processo de instalação efetiva.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete