21.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Governo do MS (AGRAER) garante novo mercado para a Agricultura Familiar

2017-08-28 15:05:00

Os produtores da Associação de Agricultores Familiares de Amambai – ASSAFAM terão um novo mercado para venda de seus produtos. No dia 22 de agosto foi realizada a abertura das propostas em resposta ao Edital de Chamada Pública nº 01/2017 – 17º R C Mec para compra de alimentos da agricultura familiar pelo Exército Brasileiro, através do 17º RCMEC (Regimento de Cavalaria Mecanizada) em Amambai – MS.

A atual legislação torna obrigatório que órgãos da administração pública federal comprem, no mínimo, 30% dos gêneros alimentícios da agricultura familiar. A Modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA é um modelo que utiliza o poder de compra do estado para promover o desenvolvimento local, criando canais de comercialização para quem precisa vender sua produção. Também é importante para os consumidores, que recebem alimentos mais frescos e saudáveis.

Segundo o Sargento Luiz, um dos responsáveis pelo processo de compra realizado pelo Exército, esse foi o primeiro chamamento público realizado em Amambai pela instituição, que irá ajudar principalmente no desenvolvimento da região vizinha ao quartel, maior produtora do município. O sargento também informou que na próxima Chamada Pública a intenção é aumentar a quantidade de itens comprados.

A abertura das propostas de venda ocorreu na sede do grupamento militar em Amambai e contou com a presença da Presidente da associação, Sra. Zeila Moreira de Andrade, da AGRAER – Agência do Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural –  através da Engenheira Agrônoma Vania Cristina Pessin, além de representantes do Exército Brasileiro.

A Engenheira Agrônoma cedida pela Prefeitura Municipal de Amambai à Agraer, Vania Cristina Pessin, comemorou a conquista de mais um canal para a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, o que irá proporcionar o aumento na renda das famílias envolvidas fortalecendo a agricultura familiar local.

O Governo  do Estado,  por meio da Agraer, forneceu toda a assistência técnica aos produtores da agricultura familiar, tanto para a produção agropecuária em si, quanto no que se refere a habilitação legal para participação no certame, inclusive elaborando os projetos de venda, DAP e DAP Jurídica da Associação.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete