26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde registra segundo caso de influenza em Amambai

2017-06-26 22:31:00

Vilson Nascimento

Amambai registou oficialmente essa semana, o segundo caso de influenza (gripe) doença que já provocou mortes este ano em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, Sinthia Maciel Neves, o vírus do tipo H3N2 foi detectado em um paciente de 28 anos, que faz parte o grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde, mas não havia tomado a vacina para prevenir a doença.

O primeiro caso detectado de H3N2 registrado em Amambai ocorreu no mês passado (maio) e teve como paciente uma jovem de 22 anos que também estava dentro do grupo classificado como de risco.

Nos dois casos os pacientes foram medicados e não sofreram maios consequência em decorrência da doença.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Leandra Henning, fazem parte do grupo considerado de risco, que necessitam tomar a vacina para a prevenção ao influenza, crianças de 3 anos a 5 anos, gestantes e puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz recentemente, pessoas de 60 anos acima, portadores de doenças crônicas, privados de liberdade (detentos), funcionários do sistema prisional e educadores (professores), além de jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Vacina esta disponível para todos

Deste o dia 5 deste mês de junho a vacina contra a gripe está disponível para a toda a população em Amambai.

De acordo com Leandra Henning a vacina está disponível em todos os postos de saúde do município, mas os moradores deverão respeitar o protocolo de territorialização, ou seja, procurar o Posto de Saúde de sua área para receber a imunização. Segundo Leandra a vacinação deverá seguir até acabar o estoque.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da imunização e orienta a todas as pessoas à procurarem o posto de saúde mais perto de sua casa e tomar a dose.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete