13.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Amambai:História Viva na escola Marlene Albuquerque

2007-11-16 03:08:00

Moradores da vila Cristina e membros da comunidade escolar da escola municipal professora Marlene Vilarinho Albuquerque estiveram atentos nas histórias contadas pelos palestrantes convidados pela escola professor Paulo de Tarso Albuquerque, filho da professora que dá nome a unidade escolar e pelo casal Dario de Souza e Menair Fernandes de Souza, durante a realização de mais uma edição do Projeto História Viva, na noite de terça-feira, dia 13. A fanfarra do 17º RC Mec fez a apresentação do Hino do Municipio.        

O professor Paulo de Tarso, filho da professora Marlene Vilarinho Albuquerque, ressaltou a preocupação da sua mãe com o resgate da cultura e também as suas aptidões no campo da poesia, de historiadora e compositora. A professora Marlene é autora do Hino de Amambai. O casal Dario e Menair de Souza, falaram das condições de vida dos anos 30 e 40, destacando as condições de produção de alimentos, transporte, festas e os namoros.  

Estiveram presentes, o prefeito municipal Sérgio Barbosa, a secretária de Educação Rosane Pereira Guazina, secretario de administração, Cristino Toledo, as diretoras das escolas Marlene Vilarinho e Flávio Derzi, Zanete Rodrigues Borges e Vera Lonzetti, respectivamente, professores, pais e alunos da escola.
        
O Projeto História Viva tem o objetivo de valorizar a história de Amambai que é contada por pessoas que fazem parte dela. Em cada etapa, uma escola e um palestrante são convidados para participar. O palestrante relata, através de verso, prosa ou uma narrativa, as transformações ocorridas na região por fatos históricos. No final deste ano, será editado um livro e um vídeo em DVD com todas as entrevistas das etapas realizadas pelo projeto História Viva. No total, serão realizadas 22 etapas.
        
A diretora da escola Marlene Vilarinho Albuquerque, Zanete Borges, elogiou o projeto. “Através deste projeto estamos resgatando a história do município e repassando para os alunos a história das suas famílias e daquelas pessoas que formaram o lugar onde vivemos”, disse Zanete.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete