24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sem local, corpos ficam no corredor de hospital em Amambai

2017-06-20 15:16:00

Vilson Nascimento

Sem um local adequado, os corpos das pessoas que morrem no Hospital Regional em Amambai, são deixados sobre macas nos corredores da unidade de saúde, enquanto aguardam a remoção por parte das empresas funerárias.

Recentemente o corpo de um adolescente indígena que morreu vítima de suposta overdose, mas o laudo do IML (Instituto Médico Legal) apontou a morte como causa desconhecida, chegou a ficar por mais de um dia no corredor do hospital à espera de remoção.

Além de risco à saúde, a situação também pode ser interpretada como um desrespeito à família de quem tem seus entes queridos exposto em situações dessa natureza.

Procurada pela reportagem do A Gazetanews, a direção do HR reconheceu que o problema existe e não é de hoje.

Desde a fundação do hospital nunca houve a instalação de um necrotério adequado que facilitasse a remoção dos corpos por parte das empresas funerárias e que ofereça o mínimo de estrutura para recepcionar os familiares em momento de dor pela perda de um ente querido.

Em administrações passadas da unidade de saúde os corpos aguardavam remoção em um quarto que servia também como almoxarifado, uma situação ainda mais grave, se levado em consideração o risco sanitário.

Com o objetivo de buscar uma solução para o problema dois vereadores de Amambai, Ilzo Victor Arce, que é enfermeiro e trabalha na unidade de saúde e Janete Córdoba apresentaram uma indicação na Câmara Municipal local pedindo a construção de um necrotério no hospital.

Depois que esta reportagem foi publicada a direção do HR entrou em contato o A Gazetanews para informar que será construído nos próximos dias na unidade de saúde um local apropriado para colocar os corpos e resolver o problema hoje existente.

Segundo o hospital a Prefeitura cedeu o material e a unidade de saúde com a mão de obra.

O Hospital Regional de Amambai, que é administrado por uma entidade, mas tem grande parte de suas ações realizadas com recursos de convênios celebrados junto a órgãos públicos é uma referência regional no que diz respeito a atendimento.

A unidade de saúde fortaleceu ainda mais esse status ao passar a receber pacientes de vários municípios do Cone Sul do Estado para tratamento especializado por meio do chamado “Consórcio da Saúde”, desenvolvido através do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), onde cotidianamente são realizadas inúmeras cirurgias eletivas.

Matéria atualizada às 18h07 para acréscimo de informações

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete