13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Campanha de vacina contra a gripe termina hoje

2017-05-26 10:21:00

Vilson Nascimento

Nesta sexta-feira, dia 26 de maio, termina a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza).

Precisam tomar a vacina, que é gratuita e pode ser encontrada em todos os postos de saúde do município, as pessoas que estão dentro do grupo considerado de risco por parte do Ministério da Saúde.

São elas crianças de 3 anos a 5 anos, gestantes e puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz recentemente, pessoas de 60 anos acima, portadores de doenças crônicas, privados de liberdade (detentos), funcionários do sistema prisional e educadores (professores), jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas e toda a comunidade indígena.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Amambai até o final de semana que passou o município tinha atingido 61% do público-alvo e a meta é chegar a 90% até o final da campanha, nesta sexta-feira.

Segundo a Secretaria de Saúde local, em todo o Mato Grosso do Sul apenas 34% dos professores, categoria que em Amambai chegou a protestar pelo direito à vacinação em 2016, tomou a dose da vacina contra a influenza em 2017.

Em Amambai o índice de adesão à vacina por parte dos profissionais de educação também está bastante baixo, segundo a Secretaria.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Amambai a procura pela vacinação também está baixo nas comunidades indígenas do município.

O secretário de saúde em Amambai e presidente do COSEMS (Conselho Estadual de Secretários de Saúde de Mato Grosso do Sul), Sérgio Périus faz um apelo às pessoas que fazem parte do grupo de risco e ainda não tomaram a vacina, para procurar um dos postos de saúde e tomar a dose.

Duas pessoas já morreram em decorrência da influenza no decorrer deste ano em Mato Grosso do Sul (uma delas no último final de semana) e na semana passada a Secretaria de Saúde confirmou oficialmente o primeiro caso da doença no município, em Amambai.

A paciente é uma mulher de 22 anos que integra o chamado grupo de risco. Ela contraiu o vírus H3N2, uma variedade menos letal que o H1N1, mas que também, combinado com algumas situações, pode levar o paciente à morte, mas tem seus efeitos barrados em pessoas imunizadas com a vacina, segundo a Secretaria de Saúde.

Sem meta a população não terá vacina

Apesar de dispor de doses da vacina, sem alcançar a meta imposta pelo Ministério da Saúde, apesar de existir comprovadamente a influenza circulando no município, a Secretaria de Saúde fica proibida de vacinar as pessoas que não estão incluídas dentro do grupo de risco.

“Precisamos que as pessoas que estão incluídas no grupo de risco procurem o posto de saúde o quando antes para tomar a vacina. Somente com a meta atingida poderemos abrir a vacinação ao resto da população”, disse Sérgio Périus.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete