21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Encenação da Via Sacra acontece nesta sexta em Amambai

2016-03-23 06:03:00

Vilson Nascimento

A comunidade católica do município realiza na tarde desta Sexta-feira Santa, 25 de março, mais uma edição da “Via Sacra” ou Via Crúcis, que no latim significa "Caminho da Cruz", em Amambai.

A encenação, que é uma tradição realizada há décadas nesta época do ano no município e reúne centenas de fiéis, vai começar com a celebração de uma missa a partir das 15h no Salão Paroquial da Igreja Matriz local, que está em fase de reconstrução.

Segundo a direção da comunidade católica, logo após a missa a procissão, que encena o caminho percorrido por Jesus Cristo desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário, em Jerusalém, onde foi crucificado, sai da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora e seguirá por cerca de três quilômetros até o “Monte Cristo”, na região do CTG, um dos pontos mais altos da cidade, onde é encerrada com a encenação da crucificação, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Durante o trajeto os fiéis param periodicamente para a realização das quinze estações da Via Sacra estipuladas pela Igreja Católica.

Atores amadores da própria comunidade católica de Amambai encenam os guardas romanos, os seguidores de Cristo e o próprio Jesus Cristo, durante a reprodução da passagem bíblica.

Em Naviraí

Em Naviraí, onde à exemplo de Amambai a programação da semana santa tem atividades diárias, a celebração com a encenação da morte e ressureição de Jesus Cristo vai acontecer na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.

Em Caarapó

Em Caarapó o teatro com a encenação da Paixão de Cristo, que nos últimos anos acontecia a céu aberto, na Praça da Vila Planalto, este ano será realizado na própria Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus.

A programação em torno da celebração religiosa está prevista para iniciar a partir das 15h desta sexta-feira santa, dia 25 de março. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete