22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Em assembleia, trabalhadores da Educação de Amambai debatem mobilização para garantir conquistas da categoria

2017-02-16 15:09:00

Trabalhadores nas redes estadual e municipal de ensino em Amambai estiveram reunidos em assembleia geral debatendo as lutas que a categoria vai enfrentar, junto aos governos federal, estaduais e municipais, para garantir avanços na educação pública e evitar retrocesso nas conquistas já obtidas. O secretário de Comunicação Social da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Ademir Cerri, esteve presente fazendo análise das conjunturas nacional e estadual.

A Reforma da Previdência e o cumprimento do piso salarial nacional dos professores foram as principais pautas da assembleia. A indicação de greve geral, a partir de 15 de março, sem data prevista de término, com o intuito de fazer uma grande mobilização nacional contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, também foi debatida no encontro, assim como as negociações realizadas entre a diretoria do Simted e o executivo municipal, referentes ao repasse do reajuste do piso salarial a partir do mês de janeiro e o enxugamento do número de servidores na rede municipal de ensino (Reme).

Nacional

O secretário de Comunicação da Fetems, professor Ademir, chamou atenção para as medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal fazendo com que a classe trabalhadora pague as contas do país. Ademir cita como exemplos o congelamento dos recursos para as áreas da educação e saúde por 20 anos, através da PEC 55, e a Reforma da Previdência que, em sua opinião, atingirá em cheio os trabalhadores em educação. "A medida acaba com a aposentaria especial do magistério e para quem tem menos de 45 anos, no caso de professoras, e menos de 50 anos, no caso de professores", comentou Ademir.

O sindicalista alertou ainda sobre campanha institucional estimulando a população a odiar o servidor público, principalmente os trabalhadores em educação, que são formadores de opinião.

Estadual

Presidente do Simted de Amambai, Olga Mariano, afirma que a categoria deve estar mobilizada para garantir avanços na educação pública / Foto: Moreira Produções

No âmbito estadual, Ademir destaca que a lutas da categoria, que serão encaminhadas por intermédio da Fetems e dos Simteds, serão focadas contra o abuso das convocações, para garantir o pagamento do piso, e pela incorporação do abono no salário dos administrativos.

Municipal

A presidente do Simted de Amambai, professora Olga Tobias Mariano, afirmou que as negociações junto ao executivo municipal estão acontecendo e que a principal reivindicação apresentada pela categoria – que é a incorporação do reajuste do piso a partir do dia 1º de janeiro, foi garantida pelo prefeito. "O reajuste de 7,64% será concedido a partir de 1º de março e retroativo a 1º de janeiro. As diferenças relativas aos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão pagas até o mês de julho", afirma Olga.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete