23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Peixes são novos aliados no combate ao mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus

2017-01-17 09:33:00

Joaz Balbuena de Menezes – DECOM

A utilização de peixes na piscina da praça central é a nova alternativa no combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. O Projeto possibilita um controle ambiental de baixo custo, a fim de diminuir o índice de infestação. A ação está sendo realizada pelos profissionais da Prefeitura Municipal de Amambai, APA (Associação de Piscicultores de Amambai) e empresários locais.

Os Peixes chegam à praça com a missão de trazer beleza e qualidade de vida para população amambaiense.

Para o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, é momento de ficarmos alertas, pois o combate ao “mosquito da dengue” é constante. “Os peixes são uma ferramenta que pode ser usada no combate ao mosquito em grandes recipientes como as piscinas, mas não podemos nos esquecer dos pequenos acúmulos de água que muitas vezes temos na nossa casa
O projeto traz para praça central mais um atrativo e esperamos que os novos moradores da praça central sejam zelados e respeitados pelos visitantes”, ressaltou.

Os mais de 120 peixes das espécies; Carpa, Cat Fish e Peixe Pintado foram doados pela APA (associação de Piscicultores de Amambai) e pelos empresários Sergio Rosa Batista, Anotinio Godoy e Eva Domingos Godoy.

Agora os novos moradores da praça central passam a ser tratados e alimentados pela Prefeitura Municipal de Amambai através da Secretaria de Obras com assistência técnica cedida pela APA.

Segundo o Secretario de Serviços Urbanos, J. Roberto o momento é de alegria pela implantação do projeto. 

“O Momento é de felicidade, pois já nos primeiros dias podemos ver o resultado de nosso trabalho gerando bons frutos. 

O numero de visita às piscinas tem sido muito grande, são muitas as famílias que passam e trazem suas crianças para conhecer os novos moradores da praça e isso nos enche de orgulho pelo dever cumprido".

Pesquisas do Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos comprovam a eficácia na utilização das espécies. Relatam ainda que os peixes desempenham uma importante função, já que os mosquitos são cada vez mais resistentes aos pesticidas. É cientificamente comprovado que cada peixe medindo entre quatro e cinco centímetros come cerca de 900 larvas em uma hora.

Controle biológico

Nesse processo são utilizados métodos que não implicam no uso de agentes químicos, e que não agridem o meio ambiente, para controlar a proliferação de vetores. A predação é um dos processos de controle biológico em que um organismo se alimenta de outro organismo vivo. É um forte aliado no desenvolvimento de alternativas para controle de larvas, principalmente dos mosquitos Culex (pernilongo ou pernilongo-comum) e Aedes aegypti.

Tome alguns cuidados na hora de visitar as piscinas.

Não alimente ou retire os peixes da piscina – Todo excesso de alimento deteriora no fundo e cria toxina na água, pois não é consumido pelos peixes e pela biologia do aquário, assim podendo matar os peixes.

Excesso de barulho próximo ao aquário – peixes não "escutam" como nós, mas são sensíveis a vibrações sonoras. Bater na água do aquário não é uma boa ideia, pois pode estressar e levar a morte dos pequenos animais.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete