26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sociedade cobra instalação da Delegacia da Mulher em Amambai

2016-12-06 06:05:00

Vilson Nascimento

Um abaixo-assinado elaborado por segmentos, entre eles órgãos e entidades de apoio à mulher, vai reforçar a cobrança ao Governo de Mato Grosso do Sul, de uma reivindicação antiga da sociedade local, que é a criação e instalação da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) em Amambai.

A iniciativa, que conta com o apoio da Delegacia de Polícia Civil local, tem a participação da Coordenadoria Municipal da Mulher, da Prefeitura de Amambai, do MMA (Movimento das Mulheres Amambaienses) entidade sem fins lucrativos que visa defender os interesses da mulher e fomentar a participação do público feminino nos assuntos de interesse da comunidade e do CMDMA (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Amambai), visa envolver toda a comunidade amambaiense entorno da questão.

Atualmente a Delegacia de Polícia Civil local conta com uma ala exclusiva para atendimento a mulher, o SAM (Setor de Atendimento à Mulher), que tem à frente uma policial civil auxiliada por estagiárias.

Para facilitar a acessibilidade da mulher ao atendimento no SAM, a Prefeitura de Amambai, em parceria com a Polícia Civil, em atenção à solicitação dos movimentos feministas, construiu uma sala de espera com acesso exclusivo ao Setor, que fica anexo à Delegacia local. Apesar do empenho da equipe do SAM, o atendimento acaba ficando sobrecarregado por conta da demanda elevada.

O Setor atua somente no sentido de ouvir as partes e adotar as medidas cartorárias. O inquérito é juntado aos outras centenas de inquéritos que tramitam junto à Delegacia de Polícia Civil local.

Atualmente, segundo o delegado titular de Polícia Civil local, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria, tramitam na Delegacia de Polícia Civil em Amambai, cerca de 400 inquéritos relacionados à violência doméstica ou violência contra a mulher. Muitos deles envolvem mulheres das comunidades indígenas do município.

De acordo com o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), major Carlos Magno da Silva, atualmente a Polícia Militar local atende, por  meio do “Projeto Mulher Segura”, a pelo menos 200 mulheres vítimas de violência doméstica, em Amambai.

Segundo a presidente do MMA, professora Derli Jaime, a implantação da Delegacia da Mulher é necessária por conta da grande demanda e de fundamental importância para garantir agilidade no atendimento à mulher vítima de violência, em Amambai.

Da mesma opinião corrobora a presidente do CMDMA, Andréia Jacqueline Casagrande Raymundo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete