23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Dia D do Outubro Rosa acontece nessa sexta-feira (21)

2016-10-20 16:00:00

Katiéli Duarte – Decom

A Prefeitura de Amambai, através da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o MMA (Movimento das Mulheres de Amambai) e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e o apoio do Exército Brasileiro através do 17° RCMec, realiza nessa sexta-feira (21), a Mobilização Social dentro do tema Outubro Rosa, campanha nacional que tem como objetivo a prevenção e tratamento contra o câncer de mama e colo do útero.

A campanha, que acontece desde o dia 17 (Segunda-feira) e segue até a sexta-feira (21), realiza em todas as unidades de saúde do Município, exame preventivo colo uterino (em mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de exame clínico das mamas (palpação).

Dia D

O encerramento da campanha de prevenção acontece nessa sexta-feira (21), na Praça Coronel Valêncio de Brum, das 14 horas às 18 horas. De acordo com a equipe de Saúde a frente da organização, durante a tarde acontecerão palestras, prestação de serviços gratuitos como corte de cabelo, demonstração de maquiagens e distribuição de brindes.

A programação será dividida em quatro tendas de atendimento. Na primeira tenda, acontecerão as palestras com os temas: “Alimentação e Nutrição na Prevenção do Câncer”, pela Nutricionista Francielle Perini, “Saúde da Mulher e as questões emocionais”, pela Psicóloga Milena Maia, e palestra proferida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. Ainda acontecerão sorteio de brindes às mulheres que realizaram exames preventivo nas Unidades Básicas de Saúde no mês de Outubro, caminhada e encerramento às 18 horas com Show Gospel.
Na tenda de número dois, serão oferecidos corte de cabelo, demonstração de maquiagens e produtos de beleza.

Na terceira tenda, acontecerá o apoio técnico da equipe da saúde, onde serão realizadas a aferição de pressão arterial, teste rápido de sífilis e aconselhamento, orientações em geral sobre preventivo e autoexame da mama e orientação geral sobre DSTs e Aids, distribuição de material informativo e preservativos.
“As equipes disponíveis no Dia D do Outubro Rosa farão o encaminhamento, se necessário, para a realização da Mamografia. É uma forma de orientar e ao mesmo tempo lutarmos efetivamente contra o câncer desde o início”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Périus.

A meta é atender pelo menos 2.400 mulheres no município. Para o Prefeito Sérgio Barbosa, a campanha é de grande importância para a saúde da mulher amambaiense. “Campanhas como essa contribuem para que possamos realizar um trabalho de prevenção, com objetivo de isentar a população feminina dos riscos trazidos pelo câncer de mama e de colo do útero, doenças tão comuns hoje em dia que podem ser evitadas se realizados os exames de forma correta”, comenta o Prefeito.

Vale lembrar que durante toda a semana, todos os postos de saúde participarão da campanha, inclusive os localizados em área indígena. Dessa forma, cada paciente deverá ser atendida no posto mais próximo a sua residência ou onde possuir o cadastro, já as pacientes residentes em área rural devem se dirigir ao Posto Central.
A equipe de Saúde da Mulher, explica que para ser atendida durante a campanha, não é necessário que a paciente realize o agendamento prévio da consulta, pois a Secretaria de Saúde disponibilizará enfermeiros exclusivos para atender a população durante a campanha.

Para maiores informações, procure o Posto de Saúde mais próximo a sua residência ou ligue (67) 3481-4277.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete