14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Amambai: Setor de vetores alerta para perigo de Dengue

2007-10-23 11:10:00



Sérgio da Luz

O período de chuvas ainda não começou em Amambai, mas a atenção para com o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, já deve ser redobrada. Quem dá o alerta é o setor de vetores do município. “A questão é prevenir antes das chuvas. Quando o mosquito (Aedes aegypti) vier, não haverá local para se instalar”, disse o coordenador do setor, Eurides Robaldo.

Conforme o órgão, só neste ano em Amambai, foram registradas 258 notificações da doença, sendo 196 delas positivas. O único dado favorável é que não houve registro de morte, nem caso de dengue hemorrágica (estado mais evoluído da doença).

O setor de vetores intensificou suas ações para inibir a proliferação do mosquito. O principal trabalho está sendo de conscientização da população, através de palestras em escolas, orientações à população e visita nas casas. “O principal agente é o morador; sem a colaboração de cada um, cuidando de sua casa, ficará impossível combater a dengue”, disse Robaldo.

A população deverá ficar mais atenta aos cuidados de prevenção, pois, segundo o setor, há possibilidade de circular em Amambai o mosquito Aedes aegypti em estágio quatro. “A cada ano o mosquito vem mais forte e resistente. No ano passado, circulou em Amambai o mosquito já pelo estágio três, e para esse ano é muito provável que já venho no estágio quatro”.

Conforme o coordenador, a diferença de cada estágio está na intensidade das reações, já que os sintomas são sempre os mesmos. “A única diferença é que a doença vem cada vez mais forte, dependendo do estágio do mosquito”, explicou.

Em Amambai, o setor de vetores conta com 19 profissionais (13 agentes de campo, um supervisor, um auxiliar, um coordenador, um entomologista e dois auxiliares). As visitas às casa são realizadas de seis em seis meses. 

 Dicas do combate à dengue:

– Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue;

– Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos;

– Limpe calhas e lajes das casas;

– Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana;

– Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado;

– Fure latas e pneus;

– Jogue no lixo, copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.

– Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito.

– Não deixe acumular água em pratos de vasos. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida.

– Mantenha as caixas d’água, poços, latões e filtros bem fechados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete