27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Inauguração de obras marcou os 68 anos de Amambai

2016-09-30 16:18:00

Vilson Nascimento

Entrega de veículos, inauguração de obras e posse a concursados marcaram a quarta-feira, 28 de setembro, dia que Amambai comemorou 68 anos de administração político-administrativa.

A programação festiva em alusão a data foi realizada no final de semana e na segunda-feira, 26 de setembro, data que foi decretado o feriado pelo Poder Executivo.

A Programação

A programação administrativa do dia 28 de setembro começou às 7h da manhã com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal e a entoação do hino de Amambai, interpretado em português e guarani pelo professor indígena, Jânio e a também cantora indígena, Pâmela Aquino Vera, ato cívico realizado em frente a Prefeitura, no centro da cidade.

No vídeos momentos das inaugurações a fala de Sérgio Barbosa

Em ato contínuo o prefeito do município, Sérgio Diozébio Barbosa, acompanhado por secretários municipal realizou a entrega de um micro-ônibus que será empregado pela Secretaria Municipal de Educação e a entrega de uma ambulância, ambos os veículos adquiridos com recursos próprios do município e contrapartida de emendas parlamentares.

Logo em seguida o prefeito e a comitiva seguiram para a Escola Municipal Mitã Rory, situada na Missão Evangélica Caiuás, na Aldeia Amambai, onde, após acompanhar a apresentação do Coral Mitã Rory, Sérgio, em companhia da diretora da instituição de ensino, professora Sebastiana de Souza, a “Tiana”, da secretária municipal de educação, Zanete Borges Corrêa e do “capitão” da reserva indígena, descerrou a placa inaugural de quatro novas salas de aula, todas construídas com recursos da Prefeitura.

Sala da Mulher e Recapeamento

Durante a trajetória o prefeito e a comitiva também inauguraram uma sala especial para recepção às mulheres situada anexa a Delegacia de Polícia Civil de Amambai e R$ 1 milhão em recapeamento asfáltico que possibilitou a recuperação de várias ruas danificadas da cidade.

Asfalto na Sete de Setembro

Também na manhã da quarta-feira, o prefeito e a comitiva inauguraram a pavimentação do prolongamento da Rua Sete de Setembro até a saída para Coronel Sapucaia.

A obra apontada pela administração como uma das mais importantes da atual gestão, foi executada com recursos da Prefeitura e com verba do Poder Legislativo por meio da devolução de duodécimo, beneficiou várias famílias, resolveu o problema crônico daquela região da cidade em períodos de chuva e garantiu uma nova rota de tráfego, aliviando em partes o trânsito na Avenida Pedro Manvailler.

Sede de Associação

Outra obra inaugurada na manhã da quarta-feira em Amambai foi a reforma e ampliação da sede da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Caiuás.

Atendente a pedido da Pastoral da Criança, que há 12 anos atende a comunidade local na instalação, a Prefeitura construiu uma área anexa a sede para facilitar o trabalho de atendimento da entidade.

A reforma da sede também vai facilitar, segundo o presidente da Associação de Moradores local, Ismael Vitor Idalino, a implantação de aulas de reforço escolar à crianças interessadas.

As aulas serão ministradas de forma voluntária e gratuita pelo próprio presidente, que é professor e leciona na rede municipal de ensino em Amambai.

Além do presidente, Ismael Idalino, a inauguração da reforma e ampliação da sede da Associação de Moradores do Conjunto Caiuás contou com a presença da coordenadora da Pastoral da Criança na comunidade, Elizabete Loureiro e da líder da Pastoral, Rosa Lúcia Cano.

CRAS Nhu-Verá

A última obra inaugurada pelo prefeito e a comitiva na manhã da quarta-feira em Amambai foram as modernas instalações no CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) Nhu-Verá.

A nova edificação, constituída com recursos federais, fruto de emendas parlamentares e contrapartida do município, deverá entrar em funcionamento no início do ano que vem, tendo em vista que uma equipe de profissionais ainda precisa ser montada.

Posse d e Concurso

As ações administrativas do dia 28 de setembro, dia do aniversário do município em Amambai foram encerradas no período da tarde com a posse de onze novos concursados para cargos na gestão pública no município.

Entre os empossadas estavam profissionais ligados às áreas de saúde e educação, por exemplo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete