19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Câmara de Amambai, sessão do dia 15 de outubro

2007-10-19 10:43:00



A Câmara Municipal de Amambai realizou na segunda-feira, dia 15 de outubro, mais uma sessão ordinária no Plenário Lourino Jesus de Albuquerque tendo à frente dos trabalhos, os vereadores Coconho (PR), presidente da Mesa Diretora da Casa, Anderson Mansano (PR), vice-presidente e Gilmar Vicentin (PDT), primeiro secretário.

O vereador do PR, Josmair Cardoso, apresentou Projeto de Lei da Câmara Municipal nº 18/2007 que dispõe sobre a Campanha Antitabagismo nas Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal e dá outras providências. Este projeto foi encaminhado às Comissões Permanentes da Casa para que elas exarem seus pareceres e voltará ao Plenário para ser discutido e votado nas próximas sessões.
Josmair Cardoso também apresentou indicação ao deputado estadual, Antonio Carlos Arroyo, solicitando que sejam viabilizados recursos para asfaltamento e drenagem das Vilas Mangay e Residencial Pôr-do-Sol, no município.

Daniel Riquelme, vereador do PTB, apresentou indicação ao secretário municipal de Saúde, João Ramão, solicitando que seja viabilizado um aparelho detector fetal para o Posto de Saúde da Vila Limeira, pois o que lá existe está com defeito. O vereador também apresentou indicação ao diretor da Brasil Telecom, Omar Pedro Aukar, solicitando que seja instalado um telefone público (orelhão) na Rua dos Expedicionários, na sede da Associação de Moradores da Vila Jussara. Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Carlinhos, Roberto Protético, Gilmar Vicentin e Josué de Barros.

O presidente da Câmara, vereador Coconho, do PR, apresentou indicação subscrita pelos demais vereadores, ao prefeito municipal, Sérgio Barbosa, solicitando a viabilização do Poder Executivo Municipal da doação de parte do imóvel pertencente à Casa do Artesão (fundos) ao Poder Legislativo Municipal, com intuito de ampliação. Coconho também apresentou indicação ao senador Delcídio do Amaral, solicitando a destinação de emenda parlamentar individual ou de bancada, cuja destinação será para atender à construção da Casa do Artesão Indígena, na Aldeia Amambai, localizada no município e ao deputado estadual, Antonio Carlos Arroyo, solicitando seu empenho em destinar emenda parlamentar no valor de dez mil reais, dentro do Programa de Investimento Social, do Fundo de Investimento Social – FIS – para atender o auxilio no custeio de despesas do Conselho Municipal Antidrogas – COMAD – para divulgação, palestras e atividades de combate ao uso de drogas em todo o município de Amambai. Os vereadores Gilmar Vicentin, Anderson Mansano, Josué de Barros e a vereadora Jaqueline Raymundo subscreveram estas indicações.

Roberto Protético, vereador do PDT, apresentou indicação ao prefeito municipal, Sérgio Barbosa, solicitando a colocação de iluminação no campo de futebol da Vila Limeira e ao deputado estadual, Onevan de Barros, solicitando uma emenda parlamentar para a aquisição de cinco computadores para a Associação de Moradores das Vilas Varocopa. Os vereadores Carlinhos, Daniel, Gilmar e Josué subscreveram estas indicações.

Anderson Mansano, vereador do PR, apresentou indicação a secretária estadual de Saúde, solicitando que sejam viabilizadas cinco máquinas pulverizadoras para combate à dengue e ao ministro de Estado da Assistência e Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias, e ministro de Estado da Justiça, Tarso Genro, solicitando que sejam feitos levantamentos estatísticos e populacionais das aldeias, e, através do Ministério da Assistência e Desenvolvimento e Combate à Fome, faça um maior repasse “per-capta” para os órgãos que administram e fazem parceria com a FUNAI. Os vereadores Gilmar Vicentin, Coconho, Josué de Barros e a vereadora Jaqueline Raymundo subscreveram estas indicações.

Josué de Barros, vereador do PMDB, apresentou indicações ao prefeito municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que seja construída uma sala para se implantar a biblioteca na Escola Municipal Flávio Derzi, na Vila Limeira e solicitando que se faça a reforma e a construção de um abrigo com cobertura, no Posto de Saúde da Vila Limeira. Os vereadores Carlinhos, Gilmar Vicentin, Daniel Riquelme e Roberto Protético subscreveram estas indicações.

Gilmar Vicentin, vereador do PDT, apresentou indicação ao prefeito municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que sejam feitos reparos, com urgência, nos brinquedos do parquinho infantil da Praça Coronel Valêncio de Brum e ao secretário de Serviços Urbanos, Francisco de Assis, solicitando que sejam feitos reparos na Rua José Luiz Sampaio Ferraz, entre as Ruas Goiás e Lourival Nunes Vargas, na Vila Marechal Rondon e também que se façam reparos em diversas ruas das Vilas Integradas. Estas indicações foram subscritas pelos vereadores Carlinhos, Roberto Protético, Daniel Riquelme e Josué de Barros.

Todas as matérias apresentadas foram aprovadas em plenário, onde também foram aprovados pareceres das Comissões Permanentes da Casa, referentes aos projetos: Projeto de Lei da Câmara Municipal nº 16/2007 que declara de utilidade pública e entidade que especifica e dá outras providências; Projeto de Lei da Câmara Municipal nº 17/2007 que declara de utilidade pública a entidade que especifica e dá outras providências; Projeto de Lei da Câmara Municipal nº 14/2007 que determina a obrigatoriedade de expedição de receitas digitadas em computador e dá outras providências (o parecer foi contrário ao Projeto) e também parecer da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, contrário à denúncia de quebra de decoro apresentada pelo vereador Josmair Cardoso, contra o vereador Gilmar Vicentin.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete