31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros volta a ficar sem viatura em Amambai

2016-07-22 10:34:00

Vilson Nascimento

Duas semanas após deixar a oficia onde também ficou por duas semanas aguardando reparos na embreagem, a Unidade de Resgate (UR) voltou a “baixar”, desta vez com pane no sistema elétrico, deixando o Corpo de Bombeiros sem viatura para atender Amambai e região.

O único ABT (Auto Bomba Tanque) existente no 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, que além de Amambai também atende os municípios de Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia, está parado há um mês em uma oficina mecânica da cidade, em Amambai a espera de manutenção, justamente em um período clítico para o surgimento de incêndios devido o clima seco.

Nesse meio tempo em que a viatura está parada, as equipes de plantão no 16º SGB conseguiram controlar vários focos de incêndios florestais registrados na região de Amambai com o emprego de abafadores e bombas constais, mas esses tipos equipamentos são ineficientes em caso de incêndios em grandes proporções e fogo em edificação, por exemplo.

Paliativo

Para não deixar a população sem o atendimento emergencial, uma ambulância da Prefeitura de Amambai foi disponibilizada, más o veículo não dispõe da  menor estrutura para ações de busca e salvamento e se quer cabe uma pessoa deixada com as pernas estiradas no compartimento de transporte de pacientes.

Vale ressaltar que são frequentes acidentes de trânsitos com vítimas na cidade e inclusive nas rodovias da região.

Duas viaturas, um ABR (Auto Bomba Rápido) e uma UR (Unidade de Resgate) ambas usadas, mas em boas condições operacionais, no papel já teriam sido destinadas à Amambai, mas estariam emperradas em burocracia.

A UR, que estava em operação na capital do Estado, Campo Grande, estaria aguardando apenas revisão.

Já a ABR, que está em operação na unidade do Corpo de Bombeiros de Dourados, estaria aguardando a destinação de uma viatura nova para aquela unidade para ser destinada efetivamente ao 16º SGB.

Com as duas viaturas em operação, Amambai e os demais municípios da região passariam a ficar bem assistidos, já que no caso da falta da UR, o ABR, que além de combate a incêndios de pequenas proporções, pode ser empregado em missões de resgate e salvamento, tendo em vista contar com compartimento que pode ser usado para o transporte de vítimas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete