32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bombeiros auxiliam famílias vítimas de alagamento em Amambai

2016-05-29 17:47:00

Vilson Nascimento

A equipe de plantão no 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiro teve baste trabalho na manhã desse domingo, 29 de maio, para ajudar famílias que tiveram quintais e casas alagadas pelas águas das chuvas na região da Vila Cristina, a vila mais populosa da cidade, em Amambai.

Os militares tiveram que fazer o emprego de uma auto bomba portátil para drenar a água que escoou das ruas para os quintais, vindo alagar várias casas do bairro.

O quintal da moradora Daniela Moreira, de 74 anos, ficou completamente alagado. Segundo a idosa, que mora só e reside no local há vinte anos, os problemas de alagamento em seu quintal são frequentes em período de chuva.

No quintal de Cláudio Marques e de seus vizinhos, além de alagar o quintal, a água das chuvas entrou dentro das casas molhando  guarda-roupa, sofá e pertences das famílias.

Segundo Cláudio, o acúmulo de água das chuvas na região é comum durante chuvas intensas, mas a situação no local se agravou mais com a chegada do asfalto.

Segundo o morador, antes da obra de infraestrutura a água acumulada permanecia na rua. Com a chegada do asfalto, que veio para beneficiar toda a comunidade, como a pavimentação não conta com sistema de drenagem e acabou erguendo o leito da rua, sem ter para onde escorrer, a água acaba indo parar nos quintais e consequentemente se alastra para o interior das casas.

Segundo o Corpo de Bombeiros esse acúmulo de água gera dois tipos de problemas, um que é prejudicar a acessibilidade dos moradores e outro que é o risco de se contrair doenças por conta da exposição à agua, possivelmente contaminada.

Na região da Vila Cristina, onde residem diversas famílias em condições de vulnerabilidade socioeconômica, o lençol freático já é bastante elevado e a situação se agrava mais ainda em períodos chuvosos, já que a vila está sobre uma área plana e a água não tem para onde escoar.

Choveu de quinta-feira, dia 26 até a noite desse sábado, dia 28 de maio, em Amambai e, segundo a meteorologia, a chuva deve retornar nesta segunda-feira e perdurar até pelo menos a quarta, dia 1 de junho, na cidade e na região.

No vídeo trabalho dos bombeiros e drama vivido pelas famílias:

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete