26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai:Provida resgata pessoas condenadas pelo vício

2007-10-09 05:55:00

Vilson Nascimento

O projeto Provida (Vida Abundante), desenvolvido pela Igreja Evangélica Presbiteriana Renovada está resgatando para a vida e o convívio em sociedade pessoas, a maioria jovens recém saídos da adolescência ou ainda em período de adolescência, porém já praticamente condenados ao mundo do crime por conta da dependência das drogas.

Veja fotos do Projeto Vida Abundante no quadro "Holofote" ao lado

Desenvolvido em uma chácara nas proximidades da cidade em Amambai e coordenado pelos pastores Lucivaldo da Silva Lima e André Luiz Belo, o projeto aplica, entre outras atividades terapia ocupacional, que é a lida no dia a dia com pequenos animais, construção e manutenção em canteiros entre outras atividades, além de trabalhar a parte psicológica e espiritual do “aluno” como são chamados os internados.

Período de Internação- De acordo com a coordenação do Provida o período básico de internação do dependente químico é de 7 meses ininterruptos, permanecendo em tempo integral na área destinada ao projeto, cerca de 3 hectares sitiado na chácara conhecida como “Chácara do João Fetter, onde até pouco tempo atrás funcionava um balneário e um pesque-pague.

“Aqui não é uma prisão e cada um dos nossos alunos deixam o tratamento a hora que quiser, porém para se recuperar orientamos que sigam as regras e a disciplina aplicada”, disse o Pastor Lucivaldo ao relatar que a maior parte dos internados, hoje um total de dez, estão se dedicando e terão grandes chances de deixar o Provida renovado e pronto para seguir um novo caminho.

“Estive aqui por cerca de 60 dias. Achei que estava recuperado, abandonei o tratamento, voltei para a cidade e acabei voltando para o mundo das drogas. Sem ver perspectivas de me livrar do vício, retornei por conta própria a três meses e agora vou seguir a risca tudo que estou aprendendo aqui”, disse um adolescente de 15 anos que após várias passagens pela polícia por prática de pequenos furtos para manter o vício, encontrou no Provida uma oportunidade de se recuperar.

“Quero sair daqui vou arrumar um emprego e dar orgulho para minha família, para minha mãe que até agora só teve desgostos por conta do meu comportamento”, disse o jovem ao ressaltar que entrou para o mundo das drogas por convencimento de “amigos”.

“A maior parte deles também estão perdidos no mundo dos vícios. Tentei trazer alguns deles para cá, explicando como funciona o projeto, mas não quiseram vir”, disse o adolescente.

Atividades Exercidas– Como parte da terapia ocupacional os internos do Provida aprendem a plantar hortaliças e culturas de subsistência, a tratar e cuidar de animais como porcos e aves e em breve os alunos também passarão a atuar área de piscicultura, com o repovoamento de peixes de dois tanques já existentes na propriedade rural.

Também como parte da terapia ocupacional os alunos também realizam limpeza do alojamento, confeccionam o próprio alimento e lavam suas próprias roupas entre outras atividades comuns no dia a dia de uma residência.  
   

Provida precisa de ajuda- Apesar da importância do Provida para a sociedade, não só de Amambai, mas de toda a região, já que entre os dez alunos em tratamento no projeto atualmente alguns são de outros municípios da região, o Projeto Vida Abundante praticamente não conta com o apoio da sociedade e passa por momentos de grandes dificuldades para se manter.

A Prefeitura de Amambai repassa à entidade R$ 1.000,00 por mês e garante, através das secretarias de Serviços Urbanos e Agricultura e Pecuária, apoio logístico para o preparo do solo para a manutenção da horta que já está em plena produção e poderá render alguma receita para ao projeto, porém bem abaixo dos 3,5 mil reais consumidos mensalmente com o pagamento de aluguel da área de terra que é arrendada e gastos com energia e com alimentação dos alunos entre outros gastos gerais.

“Precisamos do apoio da sociedade amambaiense para garantir o prosseguimento de nosso trabalho”, disse o Pastor Licivaldo destacar o apoio do vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS) que batalha dia a dia para que o Provida se mantenha em pé e do produtor rural João Fetter que além de ceder parte de sua propriedade para a implantação do Provida mediante pagamento de aluguel que gira em torno de cinco salários mínimo em vigor, também apóia o Vida Abundante com cadência de maquinários e até alimentos.

Ajude a resgatar uma vida- Caso alguma pessoa física ou empresa se interesse em apoiar o projeto, os telefones para contados não; 3481-6345 com o Pastor Lucivaldo ou 9257-6202 com o Pastor André. A direção do Projeto Vida Abundante também convida a população para visitar as instalações do Provida e conhecer de perto o trabalho realizado.







Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete