20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Câmara aprova projeto de lei que beneficia universitários

2016-05-02 06:28:00

Foi votado e aprovado na sessão ordinária da segunda-feira (25) na Câmara Municipal de Amambai, o Projeto de Lei Nº 009/2016 que autoriza o Executivo Municipal, a firmar ‘termo de cooperação mútua’ com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems).

O projeto tem como objetivo beneficiar acadêmicos matriculados na unidade da Uems em Amambai, vindos de outros municípios, até mesmo de outros Estados. Depois do projeto aprovado, agora passa a ser de responsabilidade  da instituição de ensino, abrir edital para a seleção dos alunos que serão beneficiados.

Inicialmente 10 acadêmicos serão contemplados com um auxílio mensal de 1,5 UFA’s (Unidade Fiscal de Amambai), o que é equivalente a R$ 81. O valor será repassado integralmente pela Uems aos alunos selecionados, que para manter o benefício, deverão comprovar frequência mínima de 75% nas aulas.

A LUTA ESTUDANTIL

Todos os anos, Amambai recebe dezenas de jovens de outros municípios e até mesmo de outros Estados, que veem no município uma oportunidade para o crescimento profissional e intelectual, matriculando-se nos cursos de Ciências Sociais e História, ofertados pela instituição em Amambai.

Para alcançar o sonho de concluir um curso universitário, os estudantes enfrentam algumas dificuldades, principalmente em relação à estadia em Amambai. “No final do ano passado, nós já tínhamos apresentado um oficio ao prefeito, pedindo uma casa para acolher os estudantes que viriam de fora em 2016, pois já sabíamos das dificuldades que eles enfrentariam”, declara Sara Vital, acadêmica do 2º ano de História e uma das principais lideranças estudantis dentro da universidade.

Sara ainda comenta sobre a solidariedade entre os alunos da universidade e de que forma o projeto surgiu. “Como acontece todo ano, todos que já moram aqui, ajudam os calouros que vem de fora. Tivemos mais uma conversa com o prefeito e com o presidente da Câmara, foi então que em uma reunião com o reitor da Uems, professores e alunos, foi lido um manifesto organizado pelos estudantes. O resultado dessa reunião foi a promessa de se pensar em algo para nós”, complementa Sara.

A CÂMARA E OS ACADÊMICOS

O presidente da Câmara, vereador Anilson Prego (PT), comenta sobre a conquista dos universitários. “A Sara me procurou e apontou a realidade desses estudantes que veem estudar em Amambai. É uma satisfação muito grande pra mim como presidente dessa Casa de Leis, saber que nós contribuímos para que esses alunos tenham melhores condições de vida aqui em Amambai”, declara Prego.

Sara aproveita para agradecer a aprovação do projeto, que segundo ela trará mais segurança aos estudantes. “Agradecemos a prefeitura e o presidente da Câmara que sempre esteve aberto a nos receber e nos ouvir, trabalhando para nos ajudar com esse benefício tão importante para nós”, complementa a acadêmica. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete