26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Alunos ganham prêmios no Concurso de Redação

2007-10-05 09:49:00


                               Leia, no quadro, a redação vencedora do concurso promovido pelo Sindicato Rural de Amambai e Prefeitura Municipal, por ocasião das comemorações do aniversário da cidade.

                Em primeiro lugar ficou a jovem de 17 anos, Makerley Tobias Pereira, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Vespasiano Martins, que ganhou um micro computador; em segundo lugar, ficou Thiago Betiatti, também de 17 anos, da 3ª série do EM do Celq, que recebeu um aparelho portátil de DVD; em terceiro ficou Deborah Bravin, de apenas 15 anos, cursando a 2ª série do EM na Fiama, que teve como prêmio um aparelho de MP4.

                O tema proposto para a prova: “Amambai, da Exploração da Erva-Mate e da Madeira à Agropecuária Auto-Sustentável”, até a hora da prova era completamente desconhecido pelos participantes.


Redação Ganhadora: Amambai,  retrato do futuro

                Amambai é uma cidade em busca de progresso. Desde o início, sua história foi marcada por culturas e influências diferentes  que se fundiram e formaram uma nova família. Passando por várias mudanças, sempre teve como foco o desenvolvimento. A exploração da erva-mate foi o primeiro recurso a ser utilizado; mais tarde a madeira e a agropecuária. Formaram-se então, ciclos econômicos distintos que auxiliaram o crescimento municipal.

                No princípio, o empreendimento ervateiro trouxe bons resultados, porém, com o decorrer dos anos, foi necessário expandir a economia e buscar outra atividade. O ciclo da madeira deixou marcas profundas na paisagem original; árvores tombadas serviram de lucros e alimentaram a ânsia de um futuro promissor. Com a introdução da pecuária, uma nova fonte surgiu, entretanto se deparou com as dificuldades econômicas e naturais da região. A expansão de recursos exerceu forte pressão na cidade, que sempre deu ênfase a melhores condições para a vida da população, almejando se tornar um exemplo influente em todo o Mato Grosso do Sul. Devido ao ritmo acelerado do mundo em que se vive, Amambai tem como atividades essenciais, a agricultura, a pecuária e o comércio, que formam a conjuntura econômica. Os melhores frutos provêm da agropecuária auto-sustentável, trazida originalmente do sul do país, porém, há abertura para novos caminhos considerados mais modernos, como a industrialização.

                Os ciclos econômicos auxiliaram na formação da identidade do município, que hoje possui um nome forte e importante regionalmente. Todas as mudanças no seu perfil trouxeram experiência e coragem para ousar. Com os habitantes e o governo trabalhando juntos, fica nítido o enorme potencial de Amambai, que dispõe de uma grande diversidade populacional e necessita de investimento. Com garra e gana, a cidade trilha o caminho certo para tornar-se uma das que mais se destacam e que são motivos de orgulho para todo o Estado e para o País.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete