24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Polícia Militar e Prefeitura lançam “PARA” em Amambai

2007-09-25 08:40:00

Vilson Nascimento

Em um ato público realizado na tarde desse domingo (23), na Praça Coronel Valêncio de Brum no coração da cidade, o comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, em ação conjunta com a Prefeitura, realizou o lançamento oficial do “PARA” (Plano de Ação para Redução de Acidentes) em Amambai.

Acompanharam o lançamento do Plano, que teve início nesse dia 23 e se estenderá até o dia 23 de outubro, com a realização de campanhas educativas em empresas e escolas, além da distribuição de materiais de propagandas, o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai Capitão Jidevaldo de Souza Lima, o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT), o vereador Daniel Riquelme (PTB) que representou a presidência da Câmara de Amambai na ocasião, o vereador de Amambai pelo PR Josmair Cardoso, o sub-comandante do 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai sargento Wilson Vicente Ferreira, o Coordenador do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário a Emergência) de Amambai Sílvio Buss, o 1º Tenente do Exército Brasileiro Pedro Augusto Porto que representou o comando do 17º RC Mec, secretários municipais, membros da sociedade civil organizada e familiares de vítimas do trânsito em Amambai.

Campanha envolve segmentos– Vários segmentos da sociedade atenderam ao apelo do comando da Polícia Militar e aderiram ao PARA em Amambai. Durante os 30 dias de campanha mototaxitas e taxistas da cidade vão trabalhar uniformizados com a camiseta promocional do Plano de Ação para Redução de Acidentes elaboradas pela Polícia Militar e confeccionadas pela Prefeitura de Amambai.

Donos de lanchonetes e de postos de combustíveis da cidade também abraçaram a campanha e durante um mês garçons e frentistas realizarão atendimento ao público usando a camiseta do PARA e as todas as guarnições de serviço da Polícia Militar também farão rondas na cidade usando a camiseta promocional da campanha.

Placa promocional no centro- Durante o ato de lançamento do Plano de Ação para Redução de Acidentes também foi implantada e inaugurada uma enorme placa com o dizer “PARA” na Avenida Pedro Manvailler, no centro da cidade em Amambai e implantado na própria placa um “contador” que será atualizado diariamente contando os dias sem acidentes com vítimas fatais no trânsito do município, que até o lançamento do plano, no domingo, era 86 dias.

Trânsito Violento– Para o comandante da 3ª CIPM de Amambai capitão Souza Lima pela população do município, cerca de 32 mil habitantes, o trânsito de Amambai pode ser classificado como violento.

Só nesse ano de 2007 cinco pessoas já perderam a vida, vitimas da violência no trânsito na cidade contra apenas uma morte- no ano passado (2006). Só nesses primeiros nove meses e meio desse ano a Polícia Militar atendeu pelo menos 120 acidentes de trânsito em perímetro urbano em Amambai, sendo que 59 deles resultaram em danos materiais e em pelo menos 56 pessoas sofreram ferimentos.

Além dos prejuízos físicos e financeiros causados às vítimas, por conta da imprudência no trânsito, os acidentes também acarretam prejuízos para empresas que terão seus funcionários afastados durante o período de recuperação e principalmente para os cofres públicos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros uma prestação de socorro de vítimas de acidentes em perímetro urbano, por mais simples que seja, custa aos cofres públicos em média R$ 70,00 reais, contando para esse montante o consumo de combustível da UR (Unidade de Resgate), desgaste de viatura, o salário dos socorristas e o material utilizado para o atendimento emergencial.

Após o transporte para o hospital esses gastos se multiplicam por várias vezes e em caso de transferência para outras unidades de saúde fora do município os valores médios chegam em torno de R$ 1000,00 só no atendimento emergencial, sem levar em consideração o acompanhamento e o tratamento que em muitos dos casos querer cirurgias que são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo informou a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Amambai que semanalmente se depara com problemas de pessoas vítimas do trânsito na cidade.

“Nosso objetivo com a campanha é diminuir esses números”, disse o comandante da 3ª CIPM capitão Souza Lima ao orientar a todos, não só condutores de veículos automotor, mas também pedestres e ciclistas para o respeito às placas e faixas de sinalização.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete