29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Natal de Luzes e 7° Festibai festejam o final de ano em Amambai

2015-11-23 19:13:00

Katiéli Duarte

A Prefeitura de Amambai, através da Sedesc (Secretaria Municipal de Desporto e Cultura), Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e demais secretarias realiza, ao final deste mês de novembro festividades que pretendem marcar o fim de ano da população amambaiense, bem como instaurar o clima de Natal e dar início às festividades alusivas ao final de ano no Município.

Decoração do Natal de Luzes será inaugurada na sexta-feira (27)

A decoração natalina, tradicional no município é formada por centenas de peças, que foram elaboradas pelo cenógrafo Luiz Claudio Ferreira e executada por uma equipe da Semsur composta de cerca de quinze pessoas, responsáveis pela execução (estruturação de ferragem), acabamento e montagem das peças. A inauguração acontecerá às 19 horas e 30 minutos do dia 27 (sexta-feira), na Praça Cel. Valêncio de Brum, em Frente à Prefeitura Municipal de Amambai.

O cenógrafo Luiz Cláudio, responsável pela criação e desenvolvimento do projeto de decoração do Natal de Luzes pela quarta vez em Amambai, diz que a população pode esperar por novidades nas peças decorativas.

“Este ano, o Natal de Luzes volta a ter impacto noturno. A árvore natalina, maior destaque da decoração, ultrapassará os 20 metros de altura e irá compor uma decoração bastante iluminada, que se estenderá pela praça central e as duas avenidas de Amambai”, explica o cenógrafo, que desenvolveu a decoração

Vilmar Cubas, Secretário Municipal de Serviços Urbanos destaca: “A equipe da Semsur está dedicada a executar o projeto da melhor maneira, para que assim o resultado apresentado à população seja satisfatório. O projeto, criado pelo Luiz, está em fase de instalação e irá superar as expectativas. Certamente será uma das mais belas decorações natalinas que Amambai já teve”, ressalta.

Neste ano, além da árvore natalina, um dos destaques será o presépio vivo, que estará na Praça Central durante a inauguração e chegada do Papai Noel, como já é tradicional na data. Para a decoração, foram utilizados 6 mil metros de mangueira iluminada e 250 barras de ferro, contendo dez metros cada, além de cerca de 150 mil minilâmpadas, que proporcionarão o efeito visual noturno.

O Natal é um período em que as pessoas se abrem a um clima diferente, de solidariedade, proposto tanto pelo sentido religioso da data, quanto pela proposta comercial em si, a troca de presentes. “Temos a intenção de brincar com o lúdico, no sentido das iconografias natalinas, sem esquecer o sentido religioso, inserindo as tradicionais caixas de presentes e doces, pois o ato de presentear é um hábito importante desta data”, explica Luiz Claudio.

De acordo com Elton Marques, presidente da Sedesc, apresentações culturais comporão o tom festivo do evento. “A abertura do Natal de Luzes coincide com a abertura da 7° Edição do Festibai. São duas festas tradicionais e muito bonitas no nosso município. Temos como prioridade para estes eventos, valorizar as expressões artísticas e culturais do nosso município. As comemorações serão, acima de tudo uma bonita festa para a família amambaiense.”, esclarece Elton.

Acontecerá ainda a tão esperada e tradicional chegada do Papai Noel, que receberá a chave da Cidade das mãos do Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa e do Vice Prefeito, Dr. Bandeira e trará doces para as crianças, firmando ainda mais o espírito natalino aos que se fizerem presentes.

Abertura do Natal de Luzes coincide com a abertura da 7° Edição do Festibai, que segue até o dia 29de Novembro, também na Praça Cel. Valêncio de Brum.

7° Festibai acontece de 27 a 29 de Novembro em Amambai

Com o objetivo de fomentar a cultura e proporcionar aos artistas de Amambai e região, oportunidades de mostrar o seu talento, a Prefeitura de Amambai, através da Sedesc (Secretaria Municipal de Desporto e Cultura) organiza a 7° Edição do Festibai (Festival de Música de Amambai).

Este ano, 64 calouros se inscreveram para o Festival, conhecido com a maior vitrine de talentos do Conesul do Estado. Destas, 20 são do estilo livre adulto, 18 para o estilo gospel, também adulto e 26 se inscreveram nos dois estilos, dentro da categoria infanto-juvenil.

O Festibai, que foi criado na primeira gestão do Prefeito Sergio Barbosa (2005-2008), selecionou 17 cantores no estilo gospel, categoria adulto, 15 para a categoria gospel adulto e dez na categoria Infanto-juvenil, que é uma categoria mista, com cantores no estilo livre e gospel. Confira abaixo a relação dos nomes classificados:

Gospel Adulto: Rhusen Simões Da Silva, Joel da Rosa, Joice Aparecida Morlas, Wiviane Silveira Dos Santos, Banda Impacto Da Unção, Emily Naiara Morlas, Katiane De F. Freitas, Eunice da Silva Santos, Wanderson Silveira, Clesiane e Josiane, Danrley Ribeiro e Banda, Raquel Batista Benites, Marcio Vane Marques, Tatiana & Rhuama, Simone Morlas, Rosinha Aparecida Batista e Lucilene Rosa Martins.

Livre adulto: Thiago Viola e Pantanal, Elizeu Alegre Benites, Wellington Santos Lopes, Silvana e Luana, Daniela Machado, Banda Ruar, Valdecir Barbosa Damacena, José Aparecido e Fabiano, Daiane De Souza, Luizinho e Martins, Matteus Sanches Matos, Dorivaldo Alves (Kibinha), Aldo Ratier, Aline Oliveira Silva e Thauany Dos Santos P. Silva.

Infanto-juvenil: Gabriele Faria Dos Santos, Jamile Delfim Pereira, Louise Camargo, Millenya Gonçalves de Souza, Emilly e Emanuelly, Raquel Batista Moreira, Tais Silva Da Rosa, Roberto Tozuki Maeda Ishiba, Gabriel e Emilaine e Daniely da Silva Gama.

Oportunidade de carreira profissional

Segundo Elton, Secretário Municipal de Desporte e Cultura, o Festibai é grande oportunidade para quem quer mostrar o seu talento e buscar espaço no meio artístico. “Como já é conhecido, o Festibai é a maior vitrine de talentos da fronteira do Estado e todos os anos reúne dezenas de participantes, nos mais variados estilos. Nós, da administração municipal, nos preocupamos em dar o respaldo para que esses talentos se desenvolvam, não só durante o concurso, mas também em busca da consolidação no mercado”, falou o secretário.

Júri Técnico conta com profissionais renomados

Os calouros que participam do Festibai serão avaliados por músicos que se destacam no cenário musical e cultural do Estado e conhecidos em todo o Brasil. São eles: o músico e compositor Gilson Espíndola, o músico Guarany e a cantora e preparadora vocal, Debora Paez. A 7° Edição do Festival conta ainda com o renomado musico e compositor Otávio Neto
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete