24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai:Escola Guarani participa do História Viva

2007-09-17 14:49:00

 A Escola Municipal Mb’eroy Guarani Kaiowá, localizada na Aldeia Amambai, participa do Projeto História Viva. O evento foi realizado na sexta-feira, 14, na quadra de esportes da Escola Guarani Kaiowá, às 14 horas.         O indígena Fernando Chamorro, de 84 anos e sua esposa, Maria Ricarda Chamorro de 74 anos contribuíram para a realização desta etapa. Eles relataram  as transformações ocorridas na organização social, como comportamento e relacionamento familiar. Segundo Fernando, todos participavam das atividades desenvolvidas “Nós dividíamos a caça, a pesca e quando fazíamos festa todas as famílias participavam juntas. Todos tinham os mesmos direitos.” Lembrou Fernando.

Estiveram presentes, a professora Maria Helena Rozin Barbosa, representando o prefeito Municipal Sérgio Barbosa, a secretária municipal de Educação Rosane Pereira Guazina, o vereador Carlos Batista do Nascimento, o capitão da Aldeia Amambai, Rodolfo Ricarde, o chefe do Posto da Funai, Arsênio Vasques, o professor Eliseu Ribeiro, a professora Nídia Peixer e alunos da escola Guarani Kaiowá.
        
O projeto História Viva, realizado pela Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Educação, objetiva a valorização da história de Amambai, passando aos jovens, adolescentes e às pessoas que vieram de outras regiões o conhecimento sobre o município através de sua história e cultura.
        
Em cada etapa, uma escola e um palestrante são convidados para participar do projeto. O palestrante relata, através de verso, prosa ou uma simples narrativa, as transformações ocorridas na região por fatos históricos. No final deste ano, será editado um livro e um vídeo em DVD com todas as entrevistas realizadas pelo projeto História Viva.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete