27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Participantes aprovaram as palestras da Expobai

2007-09-14 13:43:00

Antonio Luiz

                Durante a  realização da 19ª Expobai, o Sindicato Rural de Amambai em parceria com empresas do município e apoio incondicional do SEBRAE –  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,  promoveu palestras abordando temas de interesse geral, sobretudo dos produtores rurais.    

                O objetivo das palestras era atualizar as  concepções e informações sobre os mais recentes estudos e pesquisas no setor da agropecuária, da agroindústria, do agronegócio e preservação ambiental; dirimir dúvidas provenientes do trabalho e da vivência cotidiana no meio rural, de pesquisas, estudos de caso e uso de tecnologias, etc; ampliar a visão no que se refere às novas tecnologias do mercado, orientando quanto à utilização das mesmas e à produtividade do solo.

                Aproximadamente 450 pessoas assistiram às quatro palestras e a impressão foi que todos ficaram muito satisfeitos com os esclarecimentos e os novos conhecimentos adquiridos, já que os palestrantes eram todos excelentes profissionais especializados nas áreas relativas aos temas que expuseram.

                A primeira palestra foi no dia 6 de setembro, ministrada pelo engenheiro agrônomo  e presidente da Fundação Biótica Jorge Pedrinho Pfitscher  com o  tema: ”Seqüestro de Carbono, Perspectiva e Viabilidade”  cujo foco era  divulgar e informar as perspectivas do reflorestamento, seja no universo nacional ou  mundial.

                A segunda palestra com o tema “Novas Tendências Mundiais em Certificação Animal”, foi logo após, com  o apoio da  BioRastro Certificação de Produtos Agropecuários Ltda., ministrada pelo Zootecnista, MBA em Agronegócios FGV, Auditor Líder Iso 9000 e Bem Estar Animal, André Atanásio Cerqueira. Os ouvintes puderam  se informar sobre  as perspectivas da certificação de produtos agropecuários, seja no universo nacional ou mundial, e a relação custo/benefício.

                A terceira  palestra, realizada no dia 7 de setembro, foi muito concorrida e teve como tema: “O Agronegócio Brasileiro”. Foi ministrada pelo engenheiro de produção, Dr. Eugênio Stefanello, especialista em Economia Rural, professor da Universidade Federal do Paraná, ex-presidente da Companhia de Abastecimento da FAE Business School de Curitiba-PR. O objetivo era informar ao público-alvo as perspectivas do agronegócio brasileiro no contexto atual e de suas expectativas e inquietações em relação às políticas vigentes, legislação e incentivos à produção.

                No dia 8, sábado, com o apoio da Coamo, a palestra foi  “Fertilidade de Solo em Grandes Culturas”, ministrada pelo Dr. José Oscar Novelino, doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), Professor de Agronomia na Universidade Federal da Grande Dourados e Pós Graduação em Fertilidade.

                Em todas as palestras foram utilizados recursos audiovisuais e instrucionais,  como Datashow, telão, apostilas, revistas, folders, etc.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete