24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

MS liberado para exportar carne bovina aos Estados Unidos

2015-06-30 08:33:00

Mato Grosso do Sul está habilitado para exportar carne bovina para os Estados Unidos. A liberação é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), que reconhece o Estado como livre de aftosa, que publicou comunicado oficial nesta terça-feira (30), durante visita da presidente Dilma Rousseff ao país.

A liberação encerra uma negociação que já durava mais de 15 anos entre os dois países. Com a decisão dos Estados Unidos, abre-se um mercado potencial de pelo menos 100 mil toneladas por ano para os frigoríficos nacionais. 

Atualmente, o Brasil exporta apenas carne processada (ou industrializada) para o mercado americano. No total, 14 estados brasileiros serão beneficiados com a decisão (Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Sao Paulo, Sergipe e Tocantins).

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, elencou as 14 unidades da Federação citando que estão livres da febre aftosa com vacinação e que podem se habilitar para exportar carne bovina aos Estados Unidos.

A abertura do mercado ao produto brasileiro é uma sinalização importante para o setor agropecuário brasileiro. Na interpretação de Kátia Abreu, essa decisão do governo Barack Obama é como “ter uma senha” para o acesso a outros mercados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete