32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Dólar vira e passa a operar em baixa, em ritmo de fim de ano

2014-12-22 13:13:00

Após abrir os negócios em alta, o dólar virou e passou a operar em baixa ante o real nesta segunda-feira (22), em meio à maior tranquilidade no exterior e liquidez reduzida típica das últimas semanas do ano, com muitos operadores já em ritmo de Natal e Ano Novo, de acordo com a agência Reuters.

Às 14h, a moeda norte-americana recuava 0,21%, a R$ 2,6516 na venda, após subir 0,09 por cento na sessão passada.

"O clima é de marasmo. O mercado está bastante esvaziado", disse o gerente de câmbio da corretora Fair, Mario Battistel.



O mercado de câmbio não abrirá nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro e funcionará de forma limitada nas vésperas do Natal e do Ano Novo. Segundo operadores, os agentes financeiros evitavam fazer grandes operações, o que limitava o volume de negócios e deixava a cotação à mercê de fluxos pontuais.



Ajudava a manter a tranquilidade no mercado doméstico o bom humor no exterior, com nova queda do dólar em relação ao rublo. Os movimentos da moeda russa, que sofreu fortemente em meio à baixa dos preços do petróleo, têm sido um dos principais fatores que guiaram o ânimo dos investidores globais nas últimas semanas.



Internamente, agentes financeiros continuavam esperando a definição de como será a extensão do programa de intervenções diárias do Banco Central no câmbio. O presidente do BC, Alexandre Tombini, já afirmou que os leilões diários de swaps cambiais, que correspondem a venda futura de dólares, serão mantidos no ano que vem, com volumes equivalentes a entre 50 milhões e 200 milhões de dólares.



"É a última pergunta que ainda precisa ser respondida neste ano", disse o operador de câmbio da corretora Intercam Glauber Romano.



Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 4 mil swaps pelas rações diárias, com volume correspondente a 195,8 milhões de dólares. Foram vendidos 1,05 mil contratos para 1º de setembro e 2,95 mil contratos para 1º de dezembro de 2015.



O BC fará ainda mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em 2 de janeiro, que equivalem a 9,827 bilhões de dólares, com oferta de até 10 mil contratos. Até agora, a autoridade monetária já rolou cerca de 75% do lote total.



O BC fará ainda à tarde dois leilões de venda de até 2 bilhões de dólares ao todo com compromisso de recompra. Na operação que acontecerá entre 15h e 15h05, a data de recompra é em 3 de fevereiro de 2015 e, no leilão realizado entre 15h15 e 15h20, a data de recompra é em 5 de maio do próximo ano.



Na sexta-feira (19), a moeda norte-americana subiu 0,09%, a R$ 2,6574. Assim, o dólar encerrou a semana com alta de 0,23%. No mês e no ano, há valorização acumulada 3,34% e 12,72%, 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete