15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Conta de luz ficará mais cara em cinco cidades do Estado

2014-08-20 09:46:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou aumento na conta de luz em cinco cidades do Mato Grosso do Sul atendidas pela Elektro. Os clientes de Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia médio de 37,78% na conta de energia.

O reajuste começa a valer em 27 de agosto. Para os clientes residenciais (baixa tensão), a alta será de 35,97%. Já para grandes consumidores (alta tensão), como indústrias, o aumento médio autorizado é de 40,79%.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, trata-se do mais alto reajuste autorizado neste ano pela agência. Ele apontou que o custo médio da energia comprada pela Elektro subiu nos últimos meses de R$ 127 para R$ 182 o megawatt-hora (MWh), o que justifica a decisão desta terça.

Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. Entretanto a empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

As distribuidoras passam todos os anos por um processo de reajuste de suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda dependendo do que for apurado pela Aneel. Em 2014, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.

As distribuidoras não lucram com a compra de energia dos geradores, mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Mesmo assim, podem repassar todo o custo para as tarifas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete