21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Contas externas do Brasil estão em situação "moderadamente frágil"

2014-07-29 16:32:00

As contas externas brasileiras estão em situação "moderadamente frágil", segundo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado nesta terça-feira (29). A entidade estimou ainda que a moeda brasileira estava sobrevalorizada em até 15% no ano passado.

O déficit em transações correntes, um dos principais indicadores das contas externas brasileiras,somou US$ 43,3 bilhões no primeiro semestre deste ano, conforme informou o Banco Central na última sexta-feira (25). Isso significa que mais recursos saíram do país do que entraram nele.

Sobre o período de janeiro a junho do ano passado, quando o resultado negativo da conta de transações correntes somou US$ 43,18 bilhões, houve um aumento de 0,3%. Com isso, o déficit bateu novo recorde histórico para os seis primeiros meses de um ano, de acordo com o Banco Central. A instituição começou a divulgar dados sobre o setor externo em 1947.

Em seu relatório anual sobre como políticas individuais podem afetar a economia mundial, o FMItambém alertou que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode reverberar para o resto da região se as sanções contra a Rússia aumentarem, atingindo bancos europeus e o fornecimento de gás natural à Europa.

O FMI reduziu as projeções de crescimento para mercados emergentes. O Fundo espera agora que o crescimento deles desacelere para 5% durante os próximos cinco anos, ante média de expansão de 7% de 2003 a 2008

Na pior das suas hipóteses, o FMI informou que os Estados Unidos e o Reino Unido poderiam apertar a política monetária antes do esperado, levando a taxas mais altas ao redor do mundo, mesmo enquanto importantes mercados emergentes desaceleram outro 0,5 ponto percentual durante os próximos três anos.

Os dois acontecimentos podem reforçar um ao outro, causando crescimento mais lento e afetando em particular os mercados emergentes com grandes desequilíbrios econômicos, como a Argentina, o Brasil, a Rússia e a Turquia.

O FMI informou que a expansão mais lenta nos países em desenvolvimento, há muito tempo o motor da recuperação global, deve-se cada vez mais provavelmente a fatores estruturais, e não cíclicos.

O FMI reduziu as projeções de crescimento para mercados emergentes em 2 pontos percentuais nos últimos quatro anos. O Fundo espera agora que o crescimento deles desacelere para 5% durante os próximos cinco anos, ante média de expansão de 7% de 2003 a 2008.

"Dada a significativa e crescente contribuição [dos mercados emergentes] à economia global durante as últimas décadas, sua recente desaceleração pode ter implicações abrangentes para o resto do mundo", disse o FMI no relatório.

Os mercados emergentes afetam o resto do mundo na maior parte por meio de canais comerciais e financeiros. Uma desaceleração de 1 ponto percentual em mercados emergentes leva à perda de 0,25 ponto percentual nas economias avançadas, de acordo com o FMI.

No entanto, uma desaceleração em importantes mercados emergentes, especialmente o Brasil, a Rússia, a China e a Venezuela, também teria grande impacto em suas regiões, por meio de canais como preços de petróleo e remessas.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete