32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Para atrair produtores, governo diminui as taxas de juros do FCO

2018-06-28 10:41:00

O Conselho Monetário Nacional reduziu, na noite de anteontem, os juros cobrados a partir de 1º de julho dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul que obtiverem crédito por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). As taxas ficarão entre 5,67% e 6,64%, redução de três pontos porcentuais em relação a janeiro deste ano, quando o maior porcentual cobrado era de 9,5%, de acordo com o Ministério da Integração Nacional. 

Conforme dados da pasta, até junho, os produtores rurais do Estado emprestaram R$ 519 milhões, dos R$ 2,1 bilhões do FCO disponibilizados para este ano. O esforço do governo federal para desburocratizar os processos de financiamento resultou no crescimento de 52% dos valores contratados pelos Fundos Constitucionais em 2017, após um cenário de retração de 14% em 2016.

As mudanças nas taxas de juros definidas pelo colegiado não vão beneficiar só os produtores rurais do Estado. Também serão beneficiados os tomadores de empréstimo do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para os Fundos Constitucionais do Norte (FNO) e Nordeste (FNE), os valores pré-fixados podem variar entre 5,29% (para investimentos em bens de capital, por exemplo) e 5,91% (para operações de custeio isolado, comercialização e industrialização).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete