18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Plano de demissão do Bradesco pega sindicatos de MS de surpresa

2017-07-14 14:22:00

O banco Bradesco anunciou um Plano de Desligamento Voluntário Especial na quinta-feira (13) sem dar detalhes da medida, informando apenas que "poderão aderir os funcionários da Organização Bradesco que preencherem os requisitos estabelecidos no regulamento". Integrantes dos sindicatos dos bancários das 6 regiões do Estado estão participando de conferência em São Paulo sobre o assunto e ainda não têm um posicionamento sobre como a medida afetaria Mato Grosso do Sul.

A instituição financeira não comentou se há alguma meta e não divulgou o número de funcionários elegíveis à medida. Em comunicado informou apenas que o plano “não afetará o elevado padrão de qualidade dos serviços prestados aos seus clientes e usuários, em todas as localidades em que atua”.

Em Mato Grosso do Sul

A reportagem do Jornal Midiamax conseguiu contato com 5 dos 6 sindicatos dos empregados de estabelecimentos bancários do Estado. Nestas 5 regiões, foram totalizados quase 1100 funcionários distribuídos em cerca de 140 agências. Não conseguimos contato com os sindicatos de Ponta Porã.

O presidente do SEEBCG-MS (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande Mato Grosso do Sul e Região), Edvaldo Barros, afirma que ainda não é possível avaliar o impacto da decisão no Estado.

 

"Ainda não temos um posicionamento a respeito disso. Soubemos também pela manhã. É uma decisão apenas do banco. Na próxima semana teremos um panorama”, afirma.

Segundo Barros, na base coberta pelo SEEBCG existem 101 agências Bradesco, sendo 28 em Campo Grande e nos outros 27 municípios abrangidos pelo Sindicato. São 650 bancários empregados nas agências Bradesco da região, sendo 400 em Campo Grande e 250 no 27 municípios.

O presidente do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região), Ronaldo Ferreira Ramos, acredita que o PDV vai refletir nos atendimentos.

"Não temos ainda informações precisas, mas qualquer plano que seja implementado provoca impacto porque temos dificuldade de funcionários nas agências. Nossa luta é por contratação de funcionários e o plano é justamente o contrário do que pedimos.

De acordo com Ramos, existem 5 agências Bradesco e 100 bancários em Dourados. Outros 80 funcionários trabalham em 10 unidades do Bradesco filiados ao sindicato e situadas em outros 8 municípios da região.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Naviraí informou que nos 13 municípios integrantes do sindicato, o Bradesco possui 12 agências e cerca de 90 funcionários, sendo 2 agências e 20 funcionários em Naviraí. O presidente do sindicato Moacir Januário Fogaça está participando de reunião em São Paulo e a instituição irá se pronunciar após a sua volta.

Conforme informou a presidente Thelma Gomes Rocha Canisso do Sindicato dos Bancários de Três Lagoas e Região, há 110 bancários em toda a base distribuídos nos 8 municípios que o sindicato abrange. Em Três Lagoas há 2 agências e 2 postos de serviço do Bradesco.

Já em Corumbá e Ladário há cerca de 30 funcionários trabalhando em 1 agência e um posto de serviço do Bradesco. O presidente do Sindicado dos Bacários de Corumbá, que atende os dois municípios, José Augustinho Cobombo, ressaltou o caráter voluntário da medida. "Pede demissão quem quiser e há regras para que os funcionários se apliquem, mas ainda não sabemos dos detalhes", finaliza.

Bradesco – De acordo com o Jornal Valor Econômico, no final de 2015, após o anúncio da compra do HSBC, o Bradesco se reuniu com sindicatos e prometeu que não haveria demissões em massa. No início deste ano, uma decisão da Justiça trabalhista do Paraná também proibiu a dispensa coletiva de funcionários.

No mês passado, o Valor mostrou que o Bradesco fechou 192 agências no primeiro trimestre deste ano e o vice-presidente responsável pela rede de atendimento, Josué Pancini, disse que a tendência era esse movimento continuar.

Em março o banco tinha 5.122 agências, incluindo as que foram incorporadas do HSBC. Nestas a instituição vai começar a mexer na segunda metade do ano.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete