20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Setor privado pode dividir conta do seguro rural

2017-02-02 22:16:00

O grupo que trata do assunto no Ministério da Agricultura se reuniu nesta quartafeira e avançou na proposta O setor privado concordou em dividir a conta do seguro rural com o governo e os produtores rurais. O grupo de trabalho que trata do assunto no Ministério da Agricultura se reuniu nesta quarta-feira, dia 1, e avançou na proposta.

Apesar do acordo, ainda não ficou definido o percentual que cada elo da cadeia produtiva vai investir. “O que ficou definido, na verdade, foi a intenção de todos os envolvidos em participar do processo”, disse o diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural do Ministério da Agricultura, Vitor Ozaki.

Por algum tempo, cogitava-se apenas a participação da indústria de defensivos no acordo, mas essa visão foi ampliada e a proposta se estende também para cooperativas, cerealistas e até revendas de insumos, o que vai ajudar a dividir a conta. “Houve um avanço significativo no sentido de a indústria de insumos entender que é um projeto interessante. Eles estão dispostos a conversar e até nos ajudar a escrever essa proposta”, disse Geraldo Mafra, relações institucionais da Associação dos distribuidores de insumos agropecuários (Andav).

Uma nova reunião vai acontecer em, no máximo, três semanas. A ideia é reduzir o custo final ao produtor rural, já que, atualmente, os agricultores desembolsam cerca de 70% do valor total do seguro. “Não queremos criar algo muito rígido e sim trazer o fornecedor para esse sitema, dentro de um processo aberto”, disse Pedro Arantes, assessor econômico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete