Gazeta de Amambaí

Segunda-Feira, 12 de Março de 2018 às 08:18

Energia solar já é utilizada em Amambai

Empresa Solartech Energy é a responsável pela instalação do sistema em Amambai

Raquel Fernandes

A energia solar a cada dia vem sendo mais utilizada no Brasil como forma de reduzir custos e se adaptar a uma realidade mais sustentável para se viver, levando em consideração que o sistema utiliza uma energia limpa, que não polui o ambiente. Em Amambai, a empresa Solartech Energy, criada no fim de 2017, tem apresentado soluçõesinovadoras de geradores fotovoltaicos conectados a rede pública de energia.

O engenheiro da Solartech e diretor de vendas, Cledson Guazina Brum, explica que a empresa realiza a instalação de placas de energia solar fotovoltaica no telhado do prédio, além de todo acompanhamento junto à concessionária e toda a estrutura necessária para o funcionamento. “É simples a instalação. Dependendo da localidade, as placas também podem ser fixadas em uma estrutura no chão. Elas captam os raios solares que serão convertidos em energia para o local”, explica.

Há também a possiblidade da utilização da energia gerada em outro imóvel distante do local de geração, desde que tenham o mesmo proprietário e esteja sobre o domínio da mesma concessionária.  Este sistema é chamado de Autoconsumo remoto.

Descontos na conta de energia

Quem instala o sistema de energia solar, pode descontar da conta de luz, o volume de energia produzido pelas placas solares. Quando o consumo é menor que a quantidade de energia produzida, a diferença se torna um crédito. “Se em um dia eu gerei 200 KWh de energia em minha residência, mas usei só 100, esse restante eu empresto para a concessionária, que por sua vez, me gera um crédito. Toda a energia acumulada que eu ainda não utilizei, eu posso utilizar em até 5 anos”, exemplifica.

Os investimentos variam conforme o consumo de cada imóvel, o tipo e a quantidade de aparelhos eletrônicos que serão utilizados. O estudo é feito sobre a realidade do cliente, assim como expansões de consumo que o cliente necessita.

Outras vantagens

Conforme explica Cledson Brum, além da economia de energia, a instalação do sistema de geração de energia solar, proporciona ao usuário diversos benefícios e vantagens como a isenção de ICMS sobre a produção, incidindo somente sobre o excedente ou a taxa mínima de consumo da concessionária, proteção de aparelhos elétricos contra surtos externos, responsabilidade socioambiental, retorno garantido do investimento, baixo custo de manutenção, entre outros.

Energia é captada mesmo em dias nublados

Cledson destaca também que a energia também é captada em dias nublados ou chuvosos. “Ela é proveniente dos raios ultravioletas, que são emitidos durante o dia, independente de o tempo estar aberto ou não. Apenas a noite que não é captada. Claro, que em dias chuvosos não é utilizado todo o potencial da placa fotovoltaica, mas a energia continua sendo gerada”, explica.

Atendimento da Empresa

Em Amambai cresce a procura para obter o sistema de geração de energia solar. “Estamos com muitos projetos em avaliação e a aceitação está bastante grande. É uma tecnologia que só tende a crescer. Hoje uma placa gera em torno de 17% de toda a luz solar que incide sobre ela, mas já estão sendo testadas na Nasa, por exemplo,  placas que geram acima de 40%.” Comenta.

O diretor de vendas destaca que a empresa trabalha somente com produtos aprovados pelo Inmetro. A ligação é toda acompanhada pela concessionária, que somente ligará à rede se todas as exigências da mesma forem atendidas.

Para realizar um orçamento em sua empresa, indústria ou residência, é só entrar em contato com a Solartech Energy pelos telefone (67) 9 9976-1303.

Fonte: A Gazeta News
Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Notícia impressa em 20/09/2018 05:04:05 através da url: http://www.agazetanews.com.br/imprimir/132374